Saude do meio ambiente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (698 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Ecossistema designa o conjunto formado por todos os fatores bióticos e abióticos que atuam simultaneamente sobre determinada região. Fatores Bióticos: As diversas populações de animais, plantas ebactérias. Fatores Abióticos: São os fatores externos como a água, o sol, o solo, o gelo, o vento.
Temos ecossistemas terrestres e aquáticos. Um Ecossistema é caracterizado pela diversidade deespécies, inclui todos os organismos que nele vivem. Dentro de um ecossistema existem vários tipos de consumidores, que juntos formam uma cadeia alimentar.
Problemas ambientais são conseqüência direta daintervenção humana nos diferentes ecossistemas da Terra, causando desequilíbrios no meio ambiente e comprometendo a qualidade de vida. A seguir, veremos os principais problemas que ocorrem na atualidade:A chuva ácida é provocada pela produção de gases lançados na atmosfera. A atividade humana, contudo, é a principal causadora do fenômeno. Indústrias, usinas termoelétricas e veículos de transporte(que utilizam combustíveis fósseis) produzem subprodutos que se agregam ao oxigênio da atmosfera e que, ao serem dissolvidos na chuva, caem no solo sob a forma de chuva ácida. Desmatamento é uma dasintervenções humanas que mais prejudicam o planeta. Pode causar sérios danos ao clima, à biodiversidade e às pessoas. Desmatar prejudica os ecossistemas e leva à extinção de centenas de espécies. O efeitoestufa é um mecanismo atmosférico natural que mantém o planeta aquecido nos limites de temperatura necessária à preservação da vida. Se não houvesse a proteção do efeito estufa, os raios solares queaquecem o planeta seriam refletidos para o espaço e a Terra apresentaria temperaturas médias abaixo de -10o C. O efeito estufa ocorre quando uma parte da radiação solar refletida pela superfícieterrestre é absorvida por determinados gases presentes na atmosfera, entre os quais o gás carbônico ou dióxido de carbono (CO2), o metano (CH4) e o óxido nitroso (N2O). Ocorre que, com a queima de...
tracking img