Saude do idoso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3956 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A atuação do enfermeiro no controle da Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) no adulto

Isabele Marins Santos
Naiane das Virgens Santos
Nailza Pita Vieira Saba


RESUMO:
O maior desafio dos profissionais da saúde é o cuidado a pessoas com doenças crônicas. Esse desafio é intrínseco à enfermagem devido sua ação direta e contínua do cuidar aos pacientes. A atuação do enfermeiro nocontrole da Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS), e a educação em saúde passam a ser uma importante ferramenta para mudança da qualidade de vida das pessoas, da construção da autonomia dos sujeitos, por ser a hipertensão arterial um problema de saúde pública e o principal fator de risco para doenças cardiovasculares causando riscos, danos emocionais e sociais à saúde das pessoas, além do aumentogradativo dos custos com o tratamento. A partir disso a importância do enfermeiro está ligada ao processo da educação, motivando o portador da hipertensão arterial a realizar o autocuidado, utilizando estratégias para viabilizar a comunicação e a verbalização dos seus problemas.

Palavras-chave; Enfermagem; Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS); controle da Hipertensão Arterial.

ABSTRACT:
Thebiggest challenge for health professionals is care for people with chronic diseases. This challenge is intrinsic to nursing because of its direct action and continuous care to patients. The performance of nurses in the control of systemic blood pressure (HBP), and health education becomes an important tool to change the quality of life of people, the construction of the autonomy of individuals, beingarterial hypertension was a public health problem and the main risk factor for cardiovascular disease and risk causing damage to the social and emotional health, beyond the gradual increase in costs with treatment. From there the nurse's importance is linked to the process of education, motivating the bearer of hypertension pressure to perform self-care, using strategies to enable communicationand verbalization of their problems.

Keywords; Nursing; Hypertension (HTN); Control of Hypertension.

INTRODUÇÃO

Este artigo trata-se de uma revisão bibliográfica que tem como objetivo geral: Perceber as dificuldades enfrentadas pelo Enfermeiro em acompanhar o controle da hipertensão arterial Sistêmica (HAS).
De acordo com estudos realizados pelo Ministério da Saúde (2011) “A cadabatimento, o coração se contrai e joga o sangue em circulação, fazendo-o percorrer milhares de quilômetros de vasos sanguíneos ao longo do corpo humano”. É exatamente a força de bombeamento realizada pelas artérias que possibilita o sangue percorrer um extenso caminho.
Segundo Smeltzer e Bare (2002), “uma vez identificada, a pressão arterial elevada deve ser monitorada, pois a hipertensão é umacondição para o resto da vida, tendo como meta do tratamento evitar a morte e algumas complicações”.
Sabe-se que, toda mudança requer um processo educativo, podendo acontecer de forma lenta e deve ser continuo. Assim, “as ações desenvolvidas pela equipe de Enfermagem, devem atender às necessidades de cada um, à medida que se tenta manter o tratamento por longo período” (ALMEIDA, 2004).Atualmente a verificação da Pressão Arterial (PA) tem grande importância na avaliação clínica do paciente, representando um indicador do funcionamento do sistema cardiovascular e, mais amplamente, reflete as condições de saúde da população, pois a preocupação com a Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) decorre de sua contribuição para a morbimortalidade causada por doenças do coração, as quais, mesmo quandonão fatais, levam com frequência à invalidez parcial ou total, com graves repercussões para o indivíduo, sua família e a própria sociedade.
Relata Campos (2003, p 85) que a ampliação do vínculo e do grau de autonomia dos usuários, ou seja, “o aumento da capacidade de compreenderem e atuarem sobre si mesmos e sobre a vida, saber lidar com a própria subjetividade, de compreenderem seu processo...
tracking img