Saude do idoso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2193 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho Saúde do Idoso

Quadro Descritivo: Modificações no Envelhecimento

Sistema Cardiovascular

As alterações do miocárdio são as mais expressivas. No miocárdio há acúmulo de gordura principalmente nos átrios e no septo interventricular, mas pode também ocupar as dos ventrículos. Na maioria dos casos não apresenta expressão clínica, sendo que em algumas situações parece favorecer oaparecimento de arritmias atriais. Observa-se também moderada degeneração muscular com substituição das células miocárdicas por tecido fibroso, sem correlação com lesões de artérias coronárias. O aumento da resistência vascular periférica pode ocasionar moderada hipertrofia miocárdica concêntrica, principalmente de câmara ventricular esquerda.
Em estudos antigos e cuidadosos já evidenciaram que asvalvas permaneciam delgadas, flexíveis e delicadas, mesmo em indivíduos idosos. Com envelhecimento, observa-se degeneração e espessamento de colágeno no tecido valvar.
As modificações da aorta seria o aumento do calibre, do volume, da extensão, maior espessura e rigidez da parede. Alterações da túnica elástica: desorganização e perda de fibras. Hiperplasia subendotelial: redução e modificaçõesquímicas da elastina.
As alterações artérias que ocorrem no envelhecimento se devem ao remodelamento da parede das grandes artérias elásticas nos humanos. Sendo as principais dilatação da luz do vaso, aumento da espessura da parede, principalmente da íntima, rigidez das artérias elásticas com disfunção endotelial, com conseqüente aumento da pressão sistólica, da pressão de pulso e da velocidade daonda de pulso, levando a aumento da pós-carga.
O envelhecimento determina modificações estruturais que levam à diminuição da reserva funcional, limitando o desempenho durante a atividade física, bem como reduzindo a capacidade de tolerância em várias situações de grande demanda, principalmente nas doenças cardiovasculares. O débito cardíaco pode diminuir em repouso, principalmente durante oesforço, tendo uma influência importante do envelhecimento por meio de vários determinantes: diminuição da resposta de elevação da freqüência cardíaca ao esforço ou outro estímulo. Com envelhecimento temos diminuição da complacência do ventrículo esquerdo mesmo na ausência de hipertrofia miocárdica, com retardo no relaxamento do ventrículo, com elevação da pressão diastólica do idoso, muito comum, e quese deve principalmente à dependência da contração atrial para manter o enchimento ventricular e o débito cardíaco. Ocorre diminuição da complacência arterial, com aumento da resistência periférica e conseqüente aumento da pressão sistólica, com aumento da pós-carga dificultando a ejeção ventricular devido às alterações estruturais na vasculatura.
Diminuição da resposta cronotrópica e inotrópica àscatecolaminas, mesmo com a função contrátil do ventrículo esquerdo preservada. Diminuição do consumo de oxigênio pela redução da massa ventricular encontrada no envelhecimento. No idoso teremos maior prevalência de hipertensão sistólica isolada.
Alterações anatômicas do coração do idoso: diminuição do número dos miócitos, aumento do volume dos miócitos, alteração das propriedades do colágeno,aumento da espessura e massa do ventrículo esquerdo e aumento do átrio esquerdo.

Sistema respiratório

As alterações estruturais do sistema respiratório caracterizam-se por um conjunto de mudanças fisiológicas que cometem aos pulmões, a caixa torácica e a musculatura respiratória, acarretando prejuízo da função pulmonar, com intensidade variável e de prejuízo da função pulmonar, com intensidadevariável e dependente de fatores endógenos e exógenos. Aumento do espaço morto, alargamento e calcificação das cartilagens traqueais e brônquicas, redução da área de superfície de volume, aumento do diâmetro dos ductos alveolares, achatamento dos sacos alveolares, redução da superfície alveolar, redução do clearence mucociliar, aumento da rigidez, calcificação das cartilagens costais,...
tracking img