Saude do homemen

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1219 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO DO MANGUE
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
EQUIPE DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE

PROJETO DE ALUSÃO A SAÚDE DO HOMEM
O SUS e a PNS :’’ Saúde do Homem um desafio de todos”

Porto do Mangue/2011

* IDENTIFICAÇÃO

Título:
O SUS e a PNS :’’ Saúde do Homem um desafio de todos”

Locais de Execução:
Zona Rural :(Tocantins,Carajás,Logradouro,Rosado,Planalto,Alto das Graças, Ligação e Rio Doce);
Zona Urbana: Colônia de Pescadores; Centro de Atenção á Saúde e Unidade de Saúde M.M.de Andrade.

Período:
8/10 a 18/10/11

Órgão Solicitante:
Secretaria Municipal de Saúde de Porto do Mangue- RN

Elaboração:
Suelda Felício de Araújo( Assistente Social)

Execução: Francisca das Chagas Gomes de Andrade ( SECRETARIA DE SAÚDE);Maria Irenilde lima de Sousa (COORDENADORA DE VIGILÂNCIA EM SAUDE); Maria Irecice deLima Sousa (COORDENADORA DE ATENÇÃO BÁSICA); Izulamar Feliciano (COORDENADOR DA REGULAÇÃO ); Maria Irecice deLima Sousa (Diretor da Unidade); Suelda Felício ( ASSISTENTE SOCIAL); Lourdes Michelle (NUTRICIONISTA); Sáskira (FISIOTERAPEUTA); Alexandre Benigno ( ENFERMEIRO URGÊNCIA); PSF – Unidade Básica Mauro Marcelinode Andrade ( JANDEL E NUBIANA,NACÉLIO E THIAGO); PSF – RURAL E URBANO ( JANDEL E NUBIANA,NACÉLIO E THIAGO); AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE;TÉCNICOS E AUXILIARES DE ENFERMAGEM DA UNIDADE DE SAÚDE.
Público Alvo:
Toda população do sexo masculino do município de Porto do Mangue- RN

* JUSTIFICATIVA

A saúde é um direito de todos e todo cidadão tem o direito de ser bem atendidas nos serviçospúblicos de saúde com qualidade, respeito, dignidade e resolutividade.
O que vemos no município de Porto do Mangue é o aumento assustador dos casos de violência urbana e acidentes automobilísticos. Somando-se a isso enfrentamos uma demanda também crescente por atendimentos considerados ambulatoriais, dado a deficiência da rede básica.
A realidade da UBS central do município revela um quadro deincapacidade física para determinados atendimentos chamados de Urgência e emergência na saúde sem classificação da gravidade do sofrimento apresentado pelo usuário, acarretando assim, insatisfação dos usuários e profissionais muitas vezes incapacitados de realizar determinados atendimentos devido a falta de equipamentos ,causando assim por muitas vezes um déficit na assistência prestada. Talcenário denota deficiências na rede básica, na organização dos serviços de urgência e emergência do Município de Porto do Mangue, bem como na rede básica de saúde do município.
Diante desse quadro, a Secretaria Municipal de Saúde de Porto do Mangue tendo como objetivo a reorganização dos serviços e melhoria da qualidade da assistência à saúde como bem preceitua o SUS, estar com intuito de se iniciaruma atenção voltada para saúde do homem. Nesse sentido, se faz necessário a adoção de estratégias que facilitem e contribuam para a consecução das ações empreendidas, passando nesse momento pela etapa fundamental que é a sensibilização dos usuários do sexo masculino do município.
Ao apostarmos nesse desafio como caminho, não somente enquanto dispositivo do Ministério da Saúde, dentro da PolíticaNacional de Saúde Publica, mas também pela viabilidade da proposta de Acolhimento da Saúde do homem para qualificar a escuta aos usuários e dar respostas mais resolutivas às situações por eles apresentadas, justificamos a necessidade de realização deste EVENTO(projeto) de sensibilização e atendimento direto aos usuários do SUS.
Dessa forma, o presente projeto visa oferecer subsídios aos usuáriosdo SUS para refletir sobre o cotidiano da saúde dos homens do município e a importância da dimensão humana e subjetiva no atendimento ao usuário, e a qualidade dos serviços oferecidos, sensibilizando-os para a adesão a saúde do homem de modo, responsável, ético e humanizado.

* OBJETIVOS

GERAL

Sensibilizar os homens do município para uma ATENÇÃO voltada para sua saúde (corpo e...
tracking img