Saude do adulto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4865 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
As úlceras por pressão acometem pacientes acamados e/ou com restrição de movimentos, podendo causar danos incalculáveis em termos de dor, sofrimento, além de contribuir para o aumento dos custos com internações e tratamentos.
A reparação tecidual compreende um processo sistêmico, por isso cabe à equipe de enfermagem acompanhar o paciente e por em pratica as técnicas eprocedimentos da qual necessitada a real situação do mesmo. Porém a prevenção ainda é a melhor opção.
A equipe deve estar atenta a qualquer sinal de risco ou existência de uma úlcera, pois o principal agente na prevenção e no tratamento são os profissionais as quais estão diretamente em contato com o cliente, pois tal assistência implicará nas condições físicas do mesmo.

OBJETIVO GERAL:
* Elaboraruma assistência de enfermagem voltada aos pacientes com úlcera por pressão, onde o profissional de saúde atua de forma significativa na promoção, proteção e recuperação da saúde.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
* Incentivar o tratamento da patologia apresentada;
* Realizar medidas significativas para a recuperação da saúde;
* Demonstrar que através da assistência de enfermagem o profissional desaúde pode manter um controle sobre a evolução do paciente.

METODOLOGIA
Trata-se de uma pesquisa descritiva, onde foram utilizadas pesquisas bibliográficas, ao qual se buscaram informações do assunto em trabalhos publicados (RODRIGUES, 2007).
Segundo Fachin (2003), a pesquisa bibliográfica constitui o ato de ler, selecionar, fichar, organizar e arquivar tópicos de interesse para a pesquisaem pauta. É desenvolvida mediante material já elaborado, principalmente livros e artigos científicos.

REFERENCIAL TEÓRICO
A úlcera por pressão é uma lesão localizada na pele, tecido, músculo, osso, causada por pressão intensa e/ou contínua, levando à diminuição da circulação sanguínea e consequentemente a morte e necrose da pele. Qualquer posição mantida por um paciente hospitalizado duranteum longo período de tempo pode provocar lesão tecidual, principalmente em tecidos que sobrepõe uma proeminência óssea, devido à presença de pouco tecido subcutâneo nessas regiões.
Segundo o National Pressure Ulcer Advisory Panel (NPUAP), as úlceras por pressão são definidas como: “Áreas de necrose tissular, que tendem a se desenvolver quando o tecido mole é comprimido, entre uma proeminência ósseae uma superfície externa, por um longo período de tempo”.

FISIOPATOLOGIA
A pele conta com uma rica irrigação sanguínea que leva o oxigênio a todas as suas camadas. Se essa irrigação for interrompida durante mais de duas ou três horas, a pele morre, a começar pela sua camada externa (a epiderme). Uma causa frequente de irrigação sanguínea reduzida na pele é a pressão. O movimento normal fazvariar a pressão, para que a circulação sanguínea não fique obstruída durante um longo período. A camada de gordura por baixo da pele, especialmente sobre as saliências ósseas, atua como uma almofada e evita que os vasos sanguíneos se tapem.
As pessoas que não podem mexer-se correm maior risco de desenvolver úlceras por pressão. Este grupo compreende as pessoas paralisadas, muito debilitadas ourecluídas. São também susceptíveis as que não são capazes de sentir incomodo ou dor, sinais estes que induzem ao movimento. A lesão de um nervo (por uma ferida, uma pancada, diabetes ou outras causas) diminui a capacidade de sentir dor. Um coma também pode diminuir esta capacidade de percepção. As pessoas com desnutrição precisam da camada protetora de gordura e a sua pele, privada de nutrientesessenciais, não se reconstitui corretamente. Além disso, nestas pessoas o risco de desenvolverem úlceras por pressão aumenta.
Se a pressão interrompe o fluxo sanguíneo, a zona de pele privada de oxigênio de início fica avermelhada e inflamada e, depois, ulcera. Embora a circulação sanguínea seja apenas parcialmente interrompida, a fricção e outro tipo de dano da camada externa da pele podem...
tracking img