SAUDE COLOETIVA II

460 palavras 2 páginas
SAUDE COLETIVA UNIDADE II
Pergunta 1
1. Coloque V para verdadeiro e F para falso para as funções da vigilância epidemiológica: (em branco) coleta de dados; (em branco) processamento dos dados coletados; (em branco) análise e interpretação dos dados supostamente processados; (em branco) evitar medidas de controle apropriadas; (em branco) promoção das ações de controle indicadas; (em branco) avaliação da eficácia e efetividade das medidas adotadas;
0,25 pontos
Pergunta 2
1. “Cólera é uma doença infecciosa, aguda e contagiosa caracterizada por forte diarréia, que leva a depleção de fluído, cólicas e colapso. Após 5 ou 6 dias em que a pessoa foi infectada, inicia-se um quadro de diarréia, com evacuação violenta, que, ao final, se reduz praticamente a mucosidade e água; começam em seguida os vômitos e depois o choque; a pele perde a elasticidade, ocorrem cãibras, os olhos tornam-se fundos e a voz enfraquece. Com a perda constante de água, a sede torna-se aguda, o pulso acelera e a pressão sanguínea cai. São necessários cuidados médicos urgente. È causada pela bactéria Vibrio Cholerae, que invade os intestinos e pode se propagar pela água contaminada. A enfermidade alcança maior extensão em climas quentes e úmidos. As vacinações oferecem uma proteção parcial.” Com base nos dados citados acima, a proteção específica enquadra-se em qual situação:

a. higiene pessoal

b. saneamento básico

c. proteção específica contra riscos ocupacionais

d. proteção contra acidentes e substâncias carcinogênicas

e. higiene pessoal e coletiva
0,25 pontos
Pergunta 3
1. As ações de saúde incluem medidas de prevenção, de cura e de reabilitação classificadas como prevenção primária, secundária e terciária, respectivamente. Acerca dessas ações, julgue os itens a seguir por meio de (C) certo ou (E) errado. (em branco) A reorganização de um posto de trabalho, visando a uma melhor adequação postural para a realização das atividades laborais, é considerada uma medida de proteção específica.

Relacionados