Saude coletiva

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2549 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O NUTRICIONISTA NA SAÚDE COLETIVA

Trabalho de Atividade Práticas Supervisionadas (APS), apresentado no curso de Nutrição 1º Semestre na Universidade Paulista (UNIP) no Campus de Brasilia-DF.
Orientador: Ana Lilian Bispo dos Santos.

Brasilia-DF
2012
Sumário
INTRODUÇÃO 3
SAÚDE COLETIVA 4
FUNÇÃO DO NUTRICIONISTA NA SAÚDE COLETIVA 4
1 POLITICAS E PROGRAMAS INSTITUCIONAIS 4Obrigações do Nutricionistas 4
Atividades Complementares 5
Carga Horária 6
2 ATENÇÃO BÁSICA EM SAÚDE 6
A – Promoção da saúde 6
Obrigações do Nutricionista 7
Atividades Complementares 7
B- Em Assistência à saúde 8
Obrigações do Nutricionista 8
Atividades complementares 9
Carga Horária 9
3 VIGILÂNCIA EM SAÚDE 10
Obrigações do Nutricionista 10
Carga Horária 11
CONCLUSÃO 13REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS 14

INTRODUÇÃO

O Nutricionista em saúde Coletiva bem como os atuantes em outras áreas da nutrição, tem por atividades privativas:
Fornecer assistência nutricional para comunidades ou indivíduos sadios ou enfermos em instituições públicas e privadas.
As equipes multidisciplinares em saúde tem por obrigação ter a participação de um profissional Nutricionista,este destinado a planejar, coordenar, implementar, executar e avaliar programas e ações politicas relacionados a alimentação e nutrição, bem como elaborar pesquisas e eventos, a favor da Saúde Coletiva da Comunidade.
No decorrer, mostraremos as atribuições e carga horária de um profissional nutricionista que optou por atuar na área de Saúde Coletiva, bem como suas atividades complementaresconforme o Conselho Federal de Nutricionistas descritos na resolução 380/2005.

SAÚDE COLETIVA

Saúde Coletiva é a prática de intervir nos problemas relacionados a saúde da população geral ou de um grupo específico, com objetivo de promover a qualidade de vida das pessoas.

FUNÇÃO DO NUTRICIONISTA NA SAÚDE COLETIVA

O Nutricionista atuante na área de Saúde Coletiva, tem a função de promoveratividades, educar sobre uma alimentação saudável é prestar assistência a população sadia ou enferma em instituições públicas e privadas, realizadas em política e programas institucionais, de atenção básica a saúde e de vigilância sanitária. Participar de pesquisas e eventos relacionadas a sua área direta ou indiretamente, visando a prevenção, promoção, manutenção e recuperação da saúde.
A saúdecoletiva é dividida em três grandes áreas, Políticas e Programas Institucionais, Atenção Básica a Saúde e Vigilância em Saúde, cada área com atribuições específicas ao nutricionista.

1 POLITICAS E PROGRAMAS INSTITUCIONAIS

Políticas e Programas Institucionais é a área a qual o profissional nutricionista participa de ações políticas relacionadas direta ou indiretamente com a saúde atravésda alimentação.

Obrigações do Nutricionistas

Conforme Resolução CFN Nº 380/2005.
2.1 Para realizar as atribuições, no âmbito de políticas e programas institucionais, o nutricionista deverá desenvolver as seguintes atividades
obrigatórias:
2.2.1 Participar de equipes multiprofissionais e intersetoriais, criadas por entidades publica sou privadas, destinadas a planejar,coordenar, supervisionar, implementar, executar e avaliar políticas, programas, cursos nos diversos níveis, pesquisas ou eventos de qualquer natureza, direta ou indiretamente relacionadas com alimentação e nutrição;
2.2.2 Participar da elaboração e revisão da legislação e códigos próprios desta área;
2.2.3 Coordenar e supervisionar a implantação e a implementação do módulo devigilância alimentar e nutricional, do Sistema de Informação de Atenção Básica-SIAB;
2.2.4 Consolidar, analisar e avaliar dados de Vigilância Alimentar e Nutricional, coletados em nível local, propondo ações de resolutividade, para situações de risco nutricional;
2.2.5 Promover ações de educação alimentar e nutricional;
2.2.6 Elaborar o plano de trabalho anual,...
tracking img