Saude coletiva

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3110 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO: CLÍNICA E SAÚDE COLETIVA COMPARTILHADAS:
TEORIA PAIDÉIA E REFORMULAÇÃO AMPLIADA
DO TRABALHO EM SAÚDE
Resumo apresentado ao Curso de Nutrição da Faculdade Anhanguera de Anápolis; Anhanguera educacional S/A. Para obtenção de nota da 1ª V.A. na disciplina de Saúde Coletiva.
Profº Ms: Welton Vilar





ANÁPOLIS
2012
TEORIA PAIDÉIA E A CO-PRODUÇÃO SINGULAR DO PROCESSO SAÚDE EDOENÇA

De acordo com a teoria Paidéia as mudanças são inevitáveis, mesmo que venham dentro de movimentos expressivos.
A saúde e a doença são fenômenos sociais resultantes de vários fatores, que podem ser internos ou externos as pessoas ou grupos sociais.
O método Paidéia (Campos 2000) é um recurso elaborado para ampliar o coeficiente de intencionalidade dos sujeitos viventes nesse caldeirão demudanças continuas.
O método Paidéia busca ampliar a capacidade de as pessoas compreenderem e interferirem de modo deliberado nesta dinâmica. Em relação a saúde e doença a lógica não é diferente.


A SÍNTESE SINGULAR: A INTERFERENCIA DOS SUJEITOS NA CO-PRODUÇÃO DO MUNDO E DE SI MESMO

Refere-se à capacidade de reflexão e de intervenção dos sujeitos humanos sobre a dinâmica da saúde e dadoença e sobre si mesmos e de suas organizações.
O singular é o resultado sintético da influencia do contexto sobre os sujeitos e, ao mesmo tempo, resulta da intervenção destes sujeitos. O sujeito interfere no mundo por meio da política, da gestão, do trabalho e de praticas cotidianas.
A teoria seria uma forma elaborada de saber, a ponto de compor um paradigma; isto é, o sujeito epistêmico lidarácom um conjunto de conceitos que lhe permitam uma visão critica dos espaços e estruturas onde atua. O método Paidéia não sugere a necessidade ou a possibilidade de transformar todas as pessoas em, “sujeitos epistêmico”, pessoas dotadas de capacidade de analisar os acontecimentos a partir de um referencial cultural e teórico muito amplo.
A teoria Paidéia enfatiza é a necessidade de que, mediantea adoção de alguma metodologia de apoio, as pessoas consigam desenvolver maior capacidade reflexiva e em consequência, adquiram maior capacidade de interferir sobre os fatores estruturados, que as condicionam. A teoria e o método Paidéia têm como finalidade realizar um trabalho sistemático para aumentar a capacidade das pessoas de agirem sobre o mundo, favorecendo a constituição de sujeitosreflexivos e operativos.
De fato, as políticas sociais ou de saúde, a constituição de sistemas e articulações de serviços específicos de saúde, bem como o próprio trabalho clinico ou sanitário, todos são meios por meio dos quais os humanos procuram interferir de modo deliberado no processo de saúde e doença.
Deduz que categorias analíticas originarias das ciências políticas são uteis para a vidacotidiana. O trabalho e as praticas, cotidianos são também espaços dialógicos em que o método Paidéia pode se aplicar. De modo direto ou indireto, essas ações humanas criam vínculos entre sujeitos, havendo, portanto, necessidade de instituir-se capacidade reflexiva e operativa para os agentes dessas práticas.
É uma finalidade central para a teoria Paidéia organizar espaços e difundir métodos quepermitam aos sujeitos distanciar-se de si mesmos e de suas estruturas, para refletir sobre atuação e corrigir procedimentos, rumos e valores.
Os sujeitos da ação podem fazer política, gestão e trabalhar para a dominação ou destruição do outro considerando antagonista ou adversário. O sujeito que oferta o método poderá também ser dominado ou eliminado. O método Paidéia funciona tentando diminuir apossibilidade de ocorrência destes dois resultados. O que nem sempre é possível.


FATORES UNIVERSAIS INTERVENIENTES NO PROCESSO SAÚDE/DOENÇA

A saúde e a doença dependem das condições socioeconômicas, ainda que não somente delas. Ressalta a importância da organização social na resultante sanitária em um dado território e em uma época especifica. Fatores econômicos, como renda, emprego e...
tracking img