Saude bucal e sociedade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2850 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Saúde Bucal e a Sociedade

ÍNDICE

Introdução -------------------------------------------------------------------3
Desenvolvimento
• A saúde começa pela boca----------------------------------4
• Problemas bucais frequentes e suas causas------------4
• Como prevenir esses problemas--------------------------5
• Doenças que começam pela boca------------------------5
• Como as diferençassociais afetam a saúde bucal----5
• Governo x Saúde bucal: serviços odontológicos
a favor da sociedade-----------------------------------------6
• Soluções que podem e devem ser tomadas------------6

Apêndice---------------------------------------------------------------------7

Conclusão-------------------------------------------------------------------9

ReferênciasBibliográficas---------------------------------------------10

INTRODUÇÃO

Este trabalho foi desenvolvido com base no tema “Saúde Bucal e a Sociedade”. A relação entre trabalho, sociedade e as condições de saúde/doença das populações vem sendo estabelecida desde a Antiguidade. Apesar da sua relevância, esta tem sido uma temática pouco estudada e ausente, tanto no processo de formação dos profissionais como naformulação das políticas de saúde bucal, especialmente dos países em desenvolvimento. A tendência que se tem observado de mudanças no perfil da população, sugere a necessidade de um olhar mais atento para novos e velhos problemas, que atingem com especificidades os diferentes grupos etários. Este estudo tem como objetivo realizar uma análise das alterações bucais e sobre programas de atenção à saúdeda população, com a perspectiva de colocar em discussão a importância do papel do planejamento das ações de saúde voltadas para casos específicos de diversos grupos da sociedade. Procuramos abranger a população geral, promovendo uma ampla visão do país e do mundo, mostrando explicações para tais problemas e supostas soluções.

A saúde começa pela boca

O organismo humano é interdependente ecada órgão cumpre seu papel. A partir do momento que um é comprometido, o corpo todo pode ser afetado. Quando a saúde bucal não está em harmonia, as bactérias e os fungos naturais dessa região podem se proliferar e atingir outros órgãos.
Cuidar dos dentes não é apenas questão de estética, e sim de saúde. Problemas bucais, como doença crônica gengival (periodontite), podem acarretar inclusive malesno coração e nos pulmões.
Diversas doenças sistêmicas – aquelas que eventualmente afetam todo o organismo – podem ter origem em infecções orais.

Problemas bucais frequentes e suas causas

• Placa Bacteriana: Bactérias que diariamente circulam na superfície dos dentes, em contato com a saliva e os resíduos alimentares, formam a placa bacteriana. O acúmulo dessa placa é a causa de outrosproblemas bucais como cárie, tártaro, e doenças da gengiva. O problema da placa consiste no fato da mesma ser quase invisível fazendo assim com que as pessoas não dêem a verdadeira importância a ela.
• Gengivite: O acúmulo da placa bacteriana, além de comprometer os dentes, afeta também a gengiva. A atuação permanente das bactérias torna a gengiva inflamada, inchada e por vezes apresentandosangramento, sendo este, sinal que a gengivite já está acentuada.
• Periodontite: Doença causada no periodonto do dente que é composto por cemento, ligamento periodontal e alvéolos dentários. É considerada como uma progressão da gengivite, onde as bactérias, após atuarem sobre a gengiva alcançam o periodonto. Formam-se bolsas entre os dentes e a gengiva, pelo fato da higienização deste local durante aescovação ser de difícil acesso, sendo este um fator que permite o desenvolvimento da doença. Se não tratada a tempo pode ocorrer perda dos dentes.
• Tártaro: O tártaro é o endurecimento da placa bacteriana que não foi adequadamente removida. Ao contrário da placa bacteriana o tártaro só pode ser removido pelo dentista.
• Mau Hálito: Apesar de apresentar outras causas, como por exemplo,...
tracking img