SAUDE AMBIENTAL

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3752 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de maio de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto










HISTÓRIA DA SAÚDE E MEIO AMBIENTE

















SAÚDE, MEIO AMBIENTE E SAÚDE AMBIENTAL.

 Saúde Pública abrange uma série de sub-áreas do conhecimento e da prática que lhe dão uma rica e importante diversidade. Entretanto, a ênfase relativa dada às diferentes subáreas tem variado ao longo da história, dependendo do momento político e das questões desaúde mais relevantes, em cada período e local geográfico.
As preocupações com a problemática ambiental estão inseridas na Saúde Pública desde seus primórdios, apesar de só na segunda metade do século XX ter se estruturado uma área específica para tratar dessas questões. Essa área que trata da inter-relação entre saúde e meio ambiente foi denominada de Saúde Ambiental. Segundo definiçãoestabelecida pela OMS:
"Saúde Ambiental é o campo de atuação da saúde pública que se ocupa das formas de vida, das substâncias e das condições em torno do ser humano, que podem exercer alguma influência sobre a sua saúde e o seu bem-estar" (Brasil-MS, 1999).
Trata-se, portanto, de um amplo campo de estudo, que envolve profissionais de diversas formações acadêmicas e técnicas, tanto das áreas biológicasquanto das ciências da natureza e das ciências exatas.
Em 1993, uma definição de Saúde Ambiental, que insere também os aspectos de atuação prática, foi apresentada na Carta de Sofia, produzida no encontro da Organização Mundial de Saúde, realizado na cidade de Sofia:
"Saúde ambiental são todos aqueles aspectos da saúde humana, incluindo a qualidade de vida, que estão determinados por fatoresfísicos, químicos, biológicos, sociais e psicológicos no meio ambiente. Também se refere à teoria e prática de valorar, corrigir, controlar e evitar aqueles fatores do meio ambiente que, potencialmente, possam prejudicar a saúde de gerações atuais e futuras" (OMS, 1993).
O grande número de fatores ambientais que podem afetar a saúde humana é um indicativo da complexidade das interações existentes eda amplitude de ações necessárias para melhorar os fatores ambientais determinantes da saúde. Porém, os programas de melhorias no ambiente têm ações bastante diferenciadas daquelas de atenção médica, ainda que não possam estar desvinculadas delas.
As preocupações com aspectos ambientais, tanto em relação à Saúde Pública quanto em relação a outras características dos diferentes grupos sociais(organização social, cultural e econômica), existem desde os primórdios da história humana e constituíram importante base analítica do pensamento social no passado. Hoje, essas questões voltam a chamar a atenção de diferentes ciências. Clarence Glacken (1967) sintetiza essas preocupações em três grandes perguntas, que tiveram destaque em diferentes momentos da história humana:
1. Qual o sentido dacriação humana e qual a concepção da terra? Ou seja, a terra foi criada para o ser humano?
2. Qual a influência do entorno físico – do meio ambiente – nas características do ser humano e das sociedades?
3. Como os seres humanos vêm transformando a terra?

A primeira dessas questões está presente em quase todas as religiões. O exemplo mais conhecido é o do catolicismo que usa a metáfora de Deuscriando o mundo para os homens nele habitarem e se procriarem. Não vamos discuti-la neste texto, por estar fora do interesse do tema proposto.
A segunda questão já nos interessa de perto, pois se preocupa com o impacto do meio ambiente sobre a atividade humana e as sociedades. Essa preocupação é bastante antiga e está nas raízes do determinismo ambiental. Um de seus expoentes mais notáveis, jána Grécia Antiga, foi Hipócrates, ainda que seja mais conhecido por seus escritos em medicina, mais especificamente por seu "juramento". Sua obra, denominada Dos Ares, das Águas e dos Lugares, ilustra suas preocupações com aspectos ambientais na determinação das doenças. A Saúde Pública, como disciplina prática de política sociosanitária, inclusive hoje em dia, é herdeira do ambientalíssimo...
tracking img