Satisfacao e atitude - comportamento organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (381 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo sobre atitudes e satisfação – Comportamento Organizacional

Atitudes são avaliações pessoais que podem ser positivas ou negativas perante objetos, pessoas ou ate mesmo eventos. A atitude emenos estável do que os valores, ou seja, são menos pensadas e mais impulsivas.
As atitudes são compostas por três componentes, sendo eles: cognição, afeto e comportamento. A convicção de algumaafirmação ou opinião e o componente cognitivo da atitude, após a cognição há o componente afetivo, que e quando a atitude apresenta sentimentos pessoais, assim levando ao componente comportamental daatitude, que seria como uma pessoa se comporta diante de uma situação.
Dentro da nossa matéria, comportamento organizacional, o estudo da atitude e essencial, pois elas afetam o ambiente detrabalho. Dentro do ambiente de trabalho, existem três tipos de atitude, sendo elas: satisfação com o trabalho, envolvimento com o trabalho e comprometimento organizacional.
A satisfação com o trabalhorepresenta sua atitude no trabalho, pois um funcionário satisfeito tende a apresentar resultados e ações positivas.
O envolvimento com o trabalho pode ser compreendido pelo grau em que ofuncionário se identifica com a empresa. Um empregado com alto nível de envolvimento se identifica mais com o seu trabalho, logo se torna mais satisfeito, assim pode-se dizer que o índice de demissõesvoluntarias são reduzidas.
O comprometimento organizacional relaciona-se com a vontade que o funcionário tem que de se tornar parte da organização que ele trabalha. Então se pode dizer que um empregadoenvolvido com o trabalho torna-se satisfeito e, portanto, apresenta um bom nível de comprometimento com a organização.
Voltando ao assunto das atitudes em si, as pessoas tendem a procurarconsistência entre seu comportamento e suas atitudes, quando há inconsistência chamamos de dissonância cognitiva. No mundo em que vivemos as pessoas procuram sempre o equilíbrio, para que haja o mínimo de...
tracking img