Satélite artificial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 6 (1369 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 2 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Satélite Artificial

Um satélite artificial é qualquer corpo feito pelo homem e colocado em órbita ao redor da Terra ou qualquer outro planeta. Hoje em dia, ao contrário do que ocorria no início da história dos satélites artificiais, o termo “satélite” vem sendo usado praticamente como sinônimo para “satélite artificial”. O termo “satélite artificial” tem sito usado quando se quer distingui-losdos satélites naturais, com a Lua. Atualmente estão em órbita, para além dos satélites do Sistema de Posicionamento Global, satélites de comunicação, satélites científicos, satélites militares e uma grande quantidade de lixo espacial, ou seja, não se deve se referir à satélites apenas como um meio de transporte de dados ou apenas um meio de mapear ou espionar os sistema terrestre.
Os satélitesde comunicações são satélites que retransmitem sinais entre pontos distantes da Terra. Estes satélites servem para retransmitir dados, sinais de televisão, rádio ou mesmo telefone. Os chamados telefones por satélite baseiam-se numa rede Iridium, uma rede de satélites de baixa altitude.
Os satélites científicos são usados para observar a Terra ou o espaço ou para realizar experiências em microgravidade. Os satélites de observação da Terra permitem estudar as mudanças climáticas, para estudar os recursos naturais, para observar fenômenos naturais, para o mapeamento de cidades e até para espionagem (alguns foto-satélites tem o poder de aproximação de um metro de dimensão mas existem especulações de satélites secretos com maior poder de aproximação).
O espaço é o local ideal para arealização de observações astronômicas já que a luz emitida pelas estrelas não é perturbada pela atmosfera terrestre. Por este motivo é que os cientistas optaram por colocar o telescópio Hubble em órbita junto à outros que utilizam ondas de radar para fazer o mapeamento do espaço.
O espaço é também o local ideal para se realizar experiências em condições de microgravidade. Estas experiências sãorealizadas a bordo do módulo orbital do Vaivém Espacial e a bordo da Estação Espacial Internacional. Não há estatísticas oficiais, mas estima-se que já foram lançadas aproximadamente 4.600 satélites , que apenas 500 deles continuam em funcionamento. A União Soviética foi o primeiro país a colocar um satélite no espaço, o Sputnik, em 1957. Em primeira aproximação, o satélite é afetado por uma única força,a força gravitacional exercida no satélite pela Terra. A intensidade desta força determina-se pela Lei de Atração Universal. Por outro lado, e pela 2ª Lei Newton, a intensidade da força é diretamente proporcional a intensidade da aceleração. A aceleração tem a mesma direção e o mesmo sentido que a força gravitacional.
Sondas Espaciais
Sonda espacial é uma nave espacial não-tripulada, utilizadapara exploração remota de outros planetas, satélites, asteróides ou cometas. Normalmente as sondas têm recursos de telemetria, que permitem estudar à distância suas características fisioquímicas, tirar fotografias e por vezes também o seu meio ambiente. Algumas sondas, como Lander ou Rovers, pousam na superfície dos astros celestes, para estudos de sua geologia e do seu clima. As primeiras sondaspara estudar outros astros foram lançadas no fim da década de 1950 pela extinta União Soviética e Estados Unidos, logo no início da exploração espacial, e que ajudaram muito a desvendar os mistérios do Universo. Recentemente, a União Européia, Japão, China e Índia também já lançaram suas sondas.
Tipos de sondas:
* Sobrevôo: ela passa próxima a um astro e o analisa com seus instrumentos;* Orbitador: sonda que entra em órbita de um astro, passando a funcionar como um satélite artificial do mesmo;
* Impacto: ela colidi com um astro, fazendo análises durante a aproximação ou colisão com o mesmo;
* Aterrissadora: ela pousa em um astro analisando-o in loco, muitas vezes levando consigo uma sonda veicular;
* Veicular: esta sonda tem capacidade de locomoção para analisar...
tracking img