sasdaf

311 palavras 2 páginas
Feudalismo

Feudalismo foi uma organização social e política baseada nas relações servo-contratuais, tendo suas origens na decadência do Império Romano, onde predominou a Europa durante toda a Idade Média.

Origem do Feudalismo:
As origens do feudalismo se da no século IV, desde quando aconteceram as invasões germânicas ao Império Romano do Ocidente, com a decadência e a destruição do império em meados do século V D.C diante inúmeras invasões dos povos bárbaros e péssimas políticas dos imperadores romanos. Com isso diversas regiões da Europa passaram a apresentar baixa densidade populacional.
Com essas mudanças um novo sistema econômico, social e político eram revelados que veio a ser chamado de feudalismo, onde não se coincide com o início da Idade Média logo porque o sistema passou a serem delineados alguns séculos antes de começar esta etapa da história.

Religião no Feudalismo:
A Igreja Católica era predominante do cenário religioso, onde tinha um poder espiritual muito grande então influenciava o modo de pensar, as formas de comportamentos que eram obtidas na Idade Média e até mesmo na psicologia.

Classificação da Sociedade:
Clero: era responsável e tinha como função oficial rezar já que era uma sociedade religiosa.

Nobreza: que também eram chamados de senhores feudais tinham a função de guerrear e exercer considerável poder político sobre as demais classes.

Servos da gleba: era a maior parte da população camponesa onde ficavam presas as terras, eram explorados constantemente além de serem obrigados a prestarem serviço à nobreza.

Vassalos: oferecem ao senhor ou suserano, fidelidade e trabalho em troca de uma proteção e garantia um lugar no sistema de produção.

Fim do Feudalismo:
O feudalismo se findou aos poucos com o enfraquecimento até o momento em que foi substituído pelo sistema capitalista, onde podemos dizer que o feudalismo começou a entrar em crises na Europa já no século XII com diversas mudanças econômicas, políticas e

Relacionados