Sasdada

5830 palavras 24 páginas
ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E
MÉDIO MARIA ORTIZ

THIAGO COELHO DUARTE TURMA: 3MM1

RESUMOS DOS LIVROS: GEORGE ORWELL – 1984
GEORGE ORWELL - A Revolução dos Bichos ALDOUS HUXLEY - O Admirável Mundo Novo.

VITÓRIA
2012
GEORGE ORWELL - 1984

O livro foi publicado em 1948 pelo escritor George Orwell e é uma crítica ao sistema dito totalitarista da época e também a crescente redução de valores humanos e a segregação social, impondo regimes de controle total e absoluto sobre todos os indivíduos. Há indícios de que o título original seria 1948 mas foi alterado para 1984 por pressão dos editores, podendo ser também uma espécie de ironia para vislumbrar um futuro de acordo com os acontecimentos do presente.

SOCIEDADE: A sociedade é divida em três escalas, a dos integrantes do Partido Interno, integrantes do Partido Externo e os chamados “proles” que representam a classe baixa, sendo esta a maior parte da população dotados de pouca instrução.

TERRITÓRIO: O território mundial é divido em três grandes áreas, chamadas de mega-blocos. O megabloco Oceania, onde o Partido domina, é constituído pelos países da ALCA, parte da África, a Oceania (o continente atual) e o Reino Unido. Já a Eurásia, é formada pela Europa Continental e países da Ex-URSS e por fim a Lestásia, que é composta pela China e Japão. A parte que está em constante disputa para dominação é a correspondente ao Oriente Médio, parte da África e a divisa entre Eurásia e Lestásia.

GRANDE IRMÃO E O PARTIDO: O Grande Irmão é a caracterização visual do Partido, sua imagem está espalhada por todos os lados e nas teletelas com frases do tipo “O Grande Irmão zela por ti”. É a figura que deve ser amada e respeitada por todos. O Partido, IngSoc, domina toda a população da Oceania e controla a realidade.

MINISTÉRIOS: São quatro Ministérios, o Ministério da Verdade que tem como função alterar todos os registros de

Relacionados