Sasa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (855 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Os tipos de ação social de Max Weber

O alemão Max Weber (1864 – 1920) é o sociólogo clássico que definiu a sociologia como "uma ciência que pretende compreender interpretativamente a ação social eassim explicá-la causalmente em seus desenvolvimentos e efeitos. Por ação entende-se, neste caso, um comportamento humano sempre e na medida em que o agente ou agentes o relacionem a um sentidosubjetivo." Uma piscadela de olhos, gesto que sinaliza alguma coisa, é um comportamento que tem um sentido para quem o praticou. A piscadela é uma ação. É diferente de um tique nervoso que faz alguémpiscar os olhos automaticamente, sem que nenhum sentido seja atribuído a esse ato. O tique não é uma ação no sentido weberiano.

A ação é social quando existe referência ao comportamento de outros naelaboração do sentido da ação. Quando pisco um olho para dizer a alguém que estou tramando alguma coisa contra um terceiro a minha ação é social. O sentido de minha ação (piscar o olho) tem a ver com ofato de que quero me comunicar com a outra pessoa. É sempre bom lembrar que a ação social se define pela participação de outros na elaboração de seu sentido. Não importa o tipo de participação. A açãosocial pode ser “boa” ou “má”. Dar um soco na cara de alguém É uma ação social. O sentido do ato “dar um soco” tem a ver com a presença do outro e com alguma coisa que ele fez ou deixou de fazer.

Atarefa da sociologia para Weber é interpretar a ação social. Interpretar é captar o sentido da ação. Para orientar o trabalho de interpretação, Weber estabeleceu quatro “tipos puros” de ação social.São chamados “tipos puros” porque só existem como arranjo de idéias no mundo conceitual. A realidade é muito mais complexa do que os tipos propostos. O objetivo é usar a simplicidade conceitual dostipos para ordenar a realidade, organizá-la de forma simplificada para que possa ser compreendida de acordo com as limitações do intelecto humano (incapaz de apreender toda a infinita complexidade do...
tracking img