SAS cmputação

320 palavras 2 páginas
Capítulo 1 - A atitude científica

1. Algumas certezas do senso comum são de que o sol é menor do que a
Terra mas a astronomia mostra que o sol é muitas vezes maior do que a
Terra, cada gênero ou espécie de animais já surgiu como conhecemos mas a biologia mostra que os gêneros e as espécies se formaram lentamente, essas são algumas das certezas do senso comum.

2. São subjetivos, exprimem sentimentos e opiniões individuais e de grupos. São individualizadores, cada coisa ou cada fato nos aparece como um indivíduo diferente de outros. São também generalizadores, pois tendem a reunir numa só opinião ou numa so ideia coisas e fatos julgados semelhantes.

3. É diferenciador, pois não reúne nem generaliza coisas que parecem iguais. É objetivo, pois procura estruturas universais das coisas estudadas. É quantitativo, busca medidas, padrões, critérios de comparação para coisas que parecem diferentes.

4. Porque não compreendem o que seja uma investigação científica e vivem cercados de acontecimentos inexplicáveis. O equívoco é que a atitude científica, na verdade, proporciona um desencantamento das pessoas mostrando a forma como as coisas acontecem.

5. Separar os elementos objetivos e subjetivos. Construir o fenômeno como um objeto do conhecimento controlável. Demonstrar e provar os resultados obtidos durante a investigação. Relacionar com outros fatos um fato isolado. Formular uma teoria geral sobre o conjunto dos fenômenos observados.

6. Aristóteles define a ciência como um conhecimentos das causas e pelas causas, um conhecimento demonstrativo. Já Granger, define a ciência como um método de pensamento e de ação.

7. Você precisa do metodo cientifico- observação, levantamento de questões, hipóteses, experimentos, análise, conclusão.

8. Ciência significa ter ciência, estar ciente, ter conhecimento sobre alguma coisa. Um pensamento é algo volátil, passageiro. Já um pensamento sistemático é um pensamento consolidado,

Relacionados