Sartre

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (801 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
De acordo com Sartre o grupo vive a tensão entre a serialidade e a fusão. O coletivo se rompe no processo da fusão, decorrendo de uma tensão original. A dispersão ou série constitui a origem dogrupo, que se dá por meio da fusão. Contudo, após a formação do grupo ou totalização permanece a tensão entre a serialidade e a fusão.
Na busca por mecanismos de manutenção do grupo, evitando adispersão, constitui-se um juramento. Este estabelece um compromisso do indivíduo com o grupo, e por meio dele nasce um “indivíduo comum”.
Após o juramento consolida-se uma organização grupal, umainstituição. E esta estabelece uma práxis comum que constitui o ato do grupo sobre si mesmo, o que define um grupo como tal.
O grupo pode caminhar ainda para um processo institucional. Neste asfunções não serão mais definidas no aqui e agora, mas cada um vê sua função definida.


Kurt Lewin trata da diferente concepção de maioria e minoria em psicologia. Demograficamente maioriarefere-se a um número que represente mais de 50% de uma dada população e minoria o seu inverso. Já em psicologia, não necessariamente uma maioria contém a maior parte da população. A maioriapsicológica, tratada por Lewin, refere-se ao grupo que detém o poder de auto-determinar-se no plano do seu destino coletivo. Por outro lado, a minoria psicológica se constitui do grupo cujo destino coletivodepende da boa vontade de outro grupo, a maioria psicológica.
Dentro dessa maioria psicológica existe, ainda, uma minoria de membros que se reservam privilégios exclusivos. Trata-se da minoriaprivilegiada, que é uma minoria demográfica dentro de uma maioria psicológica, que tal minoria manipula a seu favor.


Segundo Adorno, o individuo não se insere de forma imediata na totalidadesocial, mas através de instâncias intermediarias, as quais são abrangidas pelo conceito de grupo. Assim, Adorno define grupo como uma comunidade de interesses; como uma aglomeração casual de indivíduos;...
tracking img