Sarau no teatro da trindade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (565 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sarau no Teatro da Trindade:
* Importância do episódio para a progressão da ação:
Associado ao Sarau no Teatro da Trindade surge a tragédia. Eça quis, com isto, provocar um grande impacto,contrastando a festa com a desgraça.
João de Ega descobre, inesperadamente, que Carlos e Maria Eduarda são irmãos, através do tio de Dâmaso, Guimarães, que, sem má intenção, revelou o segredo que julgavadesenterrado há muito. É assim que Carlos e Maria Eduarda, pensando que nada os poderia separar, acabam mesmo separados.
Carlos, apesar de conhecer a verdade, ainda comete o incesto de formaconsciente, fazendo o seu avô morrer de desgosto.
Sentindo-se culpado e arrependido, separa-se de Maria Eduarda. Ela parte para França e este viaja para o estrangeiro com o seu amigo Ega. Fica a residir emParis, mas visita Portugal 10 anos mais tarde, em 1887.
No regresso a Portugal, depara-se com um país em desagregação. A geração de Carlos da Maia (Geração de 70) fora um fracasso. Chama-se, assim, àgeração de Carlos da Maia «os vencidos da vida», pois não conseguiram implantar as suas ideias nem concretizar os seus projetos, idealizados desde o início da obra.
Em suma, após o episódio do Sarauno Teatro da Trindade, dá-se a descoberta do incesto, a morte de Afonso da Maia e Carlos admite o fracasso da sua vida.

* Personagens intervenientes e respetiva caraterização:
* Focalizaçãopredominante seguida pelo autor:
O episódio consta no capítulo VXI e caracteriza-se pela superficialidade dos temas das conversas, a insensibilidade artística, a ignorância dos dirigentes, a oratóriaoca dos políticos e os excessos do Ultra-Romantismo.
Este episódio tinha como objetivos, ajudar as vítimas das inundações do Ribatejo; apresentar um tema querido da sociedade lisboeta: a oratória;reunir novamente as várias camadas das classes mais destacadas, incluindo a família real; criticar o Ultra-Romantismo que absorvia o público e contrastar a festa com a tragédia.
Pararam à porta do...
tracking img