Sarampo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1951 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Curso
Educação Física

Sarampo

Professor: André Russo
Disciplina: Biologia Geral
Acadêmicos:
Adriano
Welington
Camila

Boa Vista – RR
Agosto de 2012.
Sarampo

Trabalho apresentado ao Professor André Russo, da disciplina de Biologia Geral, do curso de Educação Física – I Semestre.

Boa Vista – RR
Agosto de 2012.
Sumário
1.Introdução......................................................................................... 04
2. Definição........................................................................................... 05
3. Fisiopatologia.................................................................................... 06
4. Epidemiologia.................................................................................... 07
5.Sintomas........................................................................................... 09
6. Tratamento....................................................................................... 11
7. Prevenção........................................................................................ 11
8.Conclusão........................................................................................ 13
9. Bibliografia e Fontes Pesquisadas................................................... 14

Introdução

Neste trabalho, iremos apresentar a definição do Sarampo, assim como, fisiopatologia, epidemiologia, sintomas, tratamento e prevenção desta doença.

Definição
O Sarampo é uma doença víral, e é uma infecção do sistema respiratório, causada por um paramixovírus do gêneroMorbillivirus. É altamente contagiosa e afeta principalmente crianças. É transmitida através de gotículas expelidas pelo nariz, boca ou garganta de pessoas infectadas. Os sintomas iniciais, que geralmente aparecem 8 a12 dias após a infecção, incluem febre alta, coriza, olhos vermelhos, e pequenas manchas brancas na parte interna da boca. Vários dias depois, uma erupção se desenvolve, geralmentecomeçando no pescoço e na face e gradualmente se espalhando pelo corpo.
A maioria das pessoas se recuperam mesmo sem tratamento dentro de 2-3 semanas. Contudo, principalmente as crianças desnutridas e pessoas com imunidade reduzida, o sarampo pode causar complicações sérias, incluindo dor de cabeça, cegueira, diarreia grave, infecção do ouvido e pneumonia. O sarampo pode ser prevenido através davacinação. O sarampo além de ser uma doença viral, pode ser uma doença bacteriana, além dos riscos de uma mãe passar para o filho durante a gestação, fazendo assim que o feto se desenvolva com complicação no crescimento e ainda depois no nascimento.
Vírus do Sarampo
* Ordem: Mononegavirales
* Família: Paramyxoviridae
* Gênero: Morbillivirus
* Espécie: Vírus do sarampo
* é um RNAvírus

Fisiopatologia
O vírus do sarampo é um vírus com genoma de RNA simples de sentido negativo (a sua cópia é que é DNA e serve para síntese proteica). É um vírus envelopado (com membrana lipídica externa) pleomórfico com cerca de 150-300 nanômetros.
Induz a fusão de células infectadas formando células gigantes, o que facilita a sua circulação e multiplicação sem ser reconhecido e inativadopor anticorpos circulantes. Ele infecta as células fundindo a sua membrana (envelope) com a da célula após acoplagem da sua proteína envelopar, ocorrendo a fusão a receptor específico. Reproduz-se no citoplasma da célula. A sua multiplicação destrói as células exceto nos neurônios. Os eritemas cutâneos são causados mais pela ação do sistema imunitário contra o vírus que por ele próprio. Aresolução da doença dá imunidade para toda a vida.

Após a penetração do vírus no organismo humano, através do epitélio das vias aéreas superiores ou possivelmente conjuntival, constitui-se um foco de infecção primária nessas células, com multiplicação viral. Em seguida existe proliferação da infecção aos tecidos linfáticos regionais, ocorrendo uma viremia primária nesses dois a três primeiros...
tracking img