Saramargo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1731 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Memorial do convento, de José Saramago.

Ano de publicação

Publicado em 1982, o Memorial do Convento, de José Saramago

Fato narrado


Narra o período de construção de um Convento, em Mafra, em cumprimento de promessa feita pelo rei D. João V. Concomitantemente, é narrada a construção de uma passa rola, sonho do padre Bartolomeu com os auspícios do rei, mas perigosamente à margem doSanto Ofício. O padre é ajudado pelo casal Baltasar.

Uma das questões corticais neste romance é a fronteira entre a história e a ficção. Saramago não se vê como um escritor histórico, mas antes como um autor de uma história na História. O seu argumento traduz-se numa estratégia narrativa que entrecruza três planos relevando o da ficção da História e o do Fantástico em detrimento do plano daHistória.
Plano da historia

Plano da historia

Memorial do Convento consegue articular um plano da História (Portugal no século XVIII, durante o reinado de D. João V, com Autos-de-Fé, procissão de penitentes, casamento dos infantes)

Plano de fantástico

E o plano do Fantástico (construção da Passarola, sonho de Blimunda, Baltasar, personagens ficcionais e Bartolomeu Lourenço, figura históricado tempo).

Plano de ficção e da historia

Com um plano da ficção da História (elementos históricos que são moldados pela ficcionalidade transformando, por exemplo, D. João V e a rainha Ana de Áustria em caricaturas e elevando, na edificação de Mafra, um herói coletivo e anônimo os milhares de trabalhadores.

Estrutura da obra

O romance está dividido em 25 capítulos não-denominados, semnumeração alguma também, estabelecendo-se como divisão apenas os espaços em branco entre os que compõem a obra.
O espaço

1. O palácio que abriga a nobreza de D. João V, por onde o clero transita com facilidade;

2. As ruas de Lisboa, sempre cheias da "arraia-miúda", o povo pobre , faminto;

3. A quinta (chácara) para onde vão Blimunda e Baltazar construir a Passarola;
4. A cidade deMafra e os arredores.
O tempo


O tempo narrativo é do tipo cronológico e está inserido entre duas datas: "dezessete de novembro deste ano da graça de 1717" e , como indica o último capítulo, a data da morte do escritor e comediógrafo brasileiro Antônio José da Silva, o Judeu, autor das Guerra de Alecrim e Manjerona, em 1739.

Ou seja, a história que vamos analisar tem duração temporal de 22anos.

O volume percorre um período de aproximadamente 30 anos na História de Portugal à época da Inquisição. O cenário é rico, registrando não só o fato histórico, mas reconstituindo a vivência popular, numa viagem a diferentes povoados ao redor de Lisboa.

Duração da história
A obra tem duração de 22 anos.

Foco narrativo

A obra, de imediato, traz uma novidade para o leitor: o narrador,indubitavelmente onisciente, comporta-se de uma forma inusitada ao apresentar a fala dos personagens. A forma canônica de se materializar o discurso direto é com a utilização dos chamados verbos dicendi e de uma notação constituída por dois pontos (:) e travessão (—) ou aspas (" "). Saramago não se utiliza desse expediente, adotando uma forma nova:

Blimunda levantou a cabeça, olhou o padre, viuo que sempre via, mais iguais as pessoas por dentro do que por fora, só outras quando doentes, tomou a olhar, disse, Não vejo nada. O padre sorriu, Talvez que não tenha vontade, procura melhor, Vejo, vejo uma nuvem fechada sobre a boca do estômago. O padre persignou-se, Graças a Deus, agora voarei. (p. 124)

Tipos de personagens


D. João Quinto, rei de Portugal, a quem se atribuía grandesabedoria, mau humor e sexualidade exagerada. No romance, é retratado como um libertino ignorante, libidinoso e vulgar, que gostava de montar réplica da Basílica de S. Pedro.

D. Ana Maria Josefa, princesa austríaca que se tornou rainha de Portugal, casada com D. João V. A história a descreve como beata, submissa e medrosa.

Padre Bartolomeu Lourenço de Gusmão, brasileiro, nascido em 1685,...
tracking img