Saradjane

2538 palavras 11 páginas
Saradjane

Análise comparativa dos textos de Foucault de 1954 e 1962:
Doença Mental e Personalidade e Doença Mental e Psicologia

Este trabalho tem como objetivo analisar e comparar o pensamento de Michel Foucault com relação à psicologia, tendo como base a publicação de Doença Mental e Personalidade (1954) e com a publicação de Doença Mental e Psicologia (1962). Entre as datas de publicação dos dois textos houve uma grande mudança no pensamento do autor devido a influências e contribuições de outros autores.
Nas introduções dos dois textos não há uma discordância das idéias em relação à raiz da patologia mental. Mas existe clara desarmonia em relação à finalidade teórica. No livro Doença Mental e Personalidade (1954), Foucault busca apontar os erros da psicologia, com a finalidade de torná-la uma ciência, capaz de encontrar a raiz da patologia mental. Já, no livro Doença mental e Psicologia (1962), Foucault busca pela raiz da patologia mental, numa análise histórica de certa relação “entre o homem e o homem louco e o homem verdadeiro” (Foucault, M. Doença Mental e Psicologia, pág 05). A diferença no pensamento do autor está no sentido teórico das duas edições, em 1954 ele busca pela raiz científica da patologia mental. E em 1962, ele aponta para raiz histórica da patologia mental.
No primeiro capítulo de Doença Mental e Personalidade, o autor distingue a patologia orgânica e a psicopatologia, com destaque ao fato de que a psicopatologia não deve se isolar em sua morbidez, pois engloba uma série de fatores que estão no meio social. Foucault nesse capítulo coloca que a psicologia sofre da falta de um estudo completo do homem, de uma antropologia social. Ele critica também a psicologia dizendo que esta deveria ser analisada de maneira específica á doença mental, para depois “Determinar as condições que tornaram possível estes diversos aspectos, e restituir o conjunto do sistema causal que as fundou.’ (Foucault, M. Doença Mental e Personalidade, pág

Relacionados