Saponificação. ifrj. sg

1169 palavras 5 páginas
Curso Técnico em Química
Turma: 241

QUÍMICA ORGÂNICA II
PRÁTICA DE SAPONIFICAÇÃO

São Gonçalo/RJ
2013

1. INTRODUÇÃO

As reações de hidrólise alcalina (saponificação) são praticadas há milhares de anos pela civilização e sendo que, atualmente, a produção de sabão a partir da saponificação ocorre geralmente a nível industrial e vem evoluindo muito com o passar dos anos. Este tipo de reação, basicamente, ocorre com a mistura de um éster com uma base forte, sendo que praticamente todos os ésteres são retirados de óleos e gorduras, que sofrem reação de hidrólise ácida ou básica. Assim produzem o glicerol, e uma mistura de ácidos graxos constituintes. Estes serão os sabões. De forma bem genérica a equação que demonstra tal processo seria:

Éster + Base Forte Glicerol + Sabão

No processo industrial, as gorduras e os óleos são fervidos em hidróxido de sódio aquoso até que a hidrólise seja concluída. Ao adicionar cloreto de sódio também faz com que o sabão se precipite. E, aliás, após o sabão ter sido preparado, o glicerol pode ser isolado da fase aquosa através da destilação.

Os chamados sabões crus são normalmente purificados através de várias precipitações repetidas. Quanto aos perfumes, estes podem ser adicionados se um sabonete é o produto desejado.

Já os sabões de polimentos podem ser adicionados areia, carbonato de sódio e outros filtros para produzir tal. Em relação a um sabão fundido, pode-se injetar ar no mesmo se o fabricante desejar produzir um sabão que flutua. [1]

Quanto a este fim acadêmico, a preocupação será com uma saponificação simples a presença de hidróxido de sódio.
2. OBJETIVOS

Nesta prática espera-se obter um sabão de sódio a partir de óleo de soja (óleo de cozinha).

3. MATERIAIS E REAGENTES

Óleo de soja (óleo de cozinha)
Solução a 30% de hidróxido de sódio (NaOH) em escamas
Vinagre
Água destilada
Béqueres de 250 ml de plástico e de

Relacionados