Sapatos finos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2924 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 A empresa Sapatos Finos 4
2.2 O processo de modernização 5
2.3 Responsabilidade da Direção 6
2.4 Pesquisa de satisfação do colaborador........ .....................................................7
3 Transparência empresarial ....................................................................................8
4 A interferência do fator humanonos projetos ........................................................10
5 A empresa Espanhola ............................................................................................12

3 CONCLUSÃO 13

REFERÊNCIAS 13

1. Introdução

Este trabalho consistirá em aprofundar os conhecimentos nas disciplinas de Negócios Internacionais, Ética e Responsabilidade Social, Gestão deProjetos e Pesquisa em Negócios. Foi realizado um estudo do caso Sapatos Finos, abrangindo os conhecimentos no segmento da indústria de sapatos.
Identificamos nesse estudo de caso que, a empresa “Sapatos Finos” é uma empresa sólida no ramo de sapatos, e desde a sua fundação, em 1983, a mesma vem tendo sucesso em seu ramo de atuação.
No entanto, veremos ao longo do estudo que, a falta deplanejamento e gerenciamento de projetos pode ser uma causa vital para as dificuldades de produção de uma empresa.
O principal quesito em uma produção de sapatos é qualidade, conforto e beleza. Veremos também que, o cumprimento de prazos nas entregas é um quesito muitíssimo importante para que o negócio ganhe solidez.
Dessa forma veremos que a modernização no processo produtivo, bemcomo o cumprimento nos quesitos de uma venda é extremamente importante para se manter com estrutura e prestígio no mercado competitivo.
Veremos que, a falta de um bom planejamento e de um feedback com relação ao plano de ação, pode vir a causar sérios problemas para uma empresa.
O mercado é competitivo e busca gestores competentes para a execução de planos de ação que vão trazerrentabilidade para as empresas quando assim forem bem executados.
Veremos que, para ser um bom gestor, não basta apenas conhecer o negócio. É necessário ser um bom planejador, organizador e controlador, e, mais do que isso, também é importante que se tenha objetivos bem definidos e condições claras de execução.

Desenvolvimento
2.1 A empresa Sapatos Finos
A empresa Sapatos Finos foifundada em 1983, e desde a fundação vem tendo bastante sucesso no ramo de sapatos.
A empresa possui duas sócias, sendo elas, Alexandra e Marcela, que cuidam respectivamente das áreas administrativa e comercial.
Ao todo, a empresa possui 49 colaboradores e está há 28 anos no mercado. A sociedade tem tido muito sucesso devido ao fato das sócias respeitarem o trabalho uma da outra.Porém, no início de 2011 a empresa começou a passar por algumas dificuldades devido ao despreparo e falta de planejamento na decisão de modernização dos maquinários da fábrica.
Tudo começou com a decisão relâmpago da gerente administrativa, Alexandra, em comprar um maquinário de última geração para a fabricação de sapatos.
A entrega e instalação das máquinas ocorreram em um curtoespaço de tempo e causou enormes transtornos porque os colaboradores não foram treinados para a utilização das máquinas novas.
Sendo assim, desencadeou-se uma série de problemas que prejudicaram o grau de produtividade da fábrica. Dentre tais problemas, podemos apontar os principais: Desperdício de matéria-prima, atrasos na fabricação; produtos de má qualidade, queda nas vendas, problemas derelacionamento entre os colaboradores, dentre outros.
Ao fazer a opção em modernizar a fábrica, o primeiro passo a ser dado deveria ser um estudo e análise dos possíveis problemas e benefícios que poderiam ocorrer.
Seria necessário avaliar se de fato a instalação imediata de novos maquinários atenderia com a mesma eficácia o ritmo de produtividade da empresa.
Seria...
tracking img