Sapateado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (444 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PARTICULARIDADES:
Antes de mais nada, para dominar a arte de sapatear é necessário muito treino e dedicação.
Para que o sapato provoque o tão conhecido som do sapateado é preso em sua sola umapequena chapa de metal conhecida como "taps". O dançarino ao bater o pé no chão, bate a sola do sapato, provocando então o som, que aos poucos, vai tomando ritmo.
Para quem quer dançar esse ritmo énecessário que tenha muito cuidados com seus tornozelos, principalmente os iniciantes.
Antes de dar inicio a aula, faça um bom alongamento em todo o corpo, principalmente em suas pernas, joelhos, pés etornozelos, pois serão eles que mais irão trabalhar na hora de sapatear.
Siga os passos e sequencias de dança que forem passadas pelo professor. Ao executar os movimentos não tenha pressa, pois adiferença na velocidade do movimento irá alterar o som provocado pela batida do sapato.
Execute os movimentos com calma, mas bata o pé no chão com firmeza. Não pule etapas de batidas. Faça todos osmovimentos ordenados pelo professor e tenha paciência.
Aprender sapatear não é tarefa fácil e irá exigir do aluno muita concentração e determinação, pois há uma enorme sequencia de movimentos que dãovida a dança e produzem o som das batidas dos pés.
BENEFICIOS PARA O SER HUMANO:
É por isso que o sapateado proporciona uma série de benefícios para seus praticantes. Segundo Samantha, ele trabalha aexpressão corporal. 'O sapateado melhora a coordenação motora, o equilíbrio, dá mais agilidade e faz com que a pessoa ganhe ritmo', garante.
'O sapateado não deve ser encarado como um exercíciofísico, mas, por exigir rápidos movimentos com os pés, os sapateadores acabam trabalhando muito as pernas, principalmente as panturrilhas. Por isso os praticantes de sapateado costumam ter a batata da pernabem definida'

CURIOSIDADES:
Estudos indicam que o Sapateado é talvez a mais antiga forma de dança ainda praticada na Europa. Suas origens remontam ao período Neolítico (3.000 a.C.), onde a...
tracking img