Sap Tg 1 Vdeo Games

5428 palavras 22 páginas
Universidade Federal de Pernambuco

Graduação em Ciência da Computação
Centro de Informática

2007.1

Simulação de Iluminação Volumétrica
Trabalho de Graduação em
Computação Gráfica

Aluno – Saulo Andrade Pessoa, sap@cin.ufpe.br.
Orientador – Sílvio de Barros Melo, sbm@cin.ufpe.br.

22 de agosto de 2007

“Com estudo e trabalho pode o homem conquistar tesouros maiores do que os que se ocultam no seio da terra ou sob os abismos do mar.”

Frase retirada do conto “Tesouro de Bresa”, de Malba Tahan.

RESUMO

Em computação gráfica, inúmeros métodos vêm sendo criados para aumentar o realismo das imagens sintetizadas. Tais métodos são inspirados principalmente em fenômenos físicos. Um fenômeno bastante estudado é a interação ocorrida entre a luz e os objetos, porém, tal interação é geralmente simplificada devido à limitações computacionais. Uma simplificação comumente realizada é a de desconsiderar a interação ocorrida entre a luz e a atmosfera, tanto durante o deslocamento da luz do ponto luminoso ao objeto quanto do objeto ao ponto de vista. Tal simplificação pode ser entendida como se a luz estivesse viajando no vácuo, onde o meio não é participativo, fazendo com que as imagens sintetizadas careçam dos efeitos atmosféricos comumente observados no mundo real.
Inúmeros efeitos atmosféricos podem ser exemplificados, como a variação da cor do céu de azul para laranja durante o crepúsculo, ou quando os faróis de um automóvel são ligados em um dia com neblina. Além destes, pode-se citar os efeitos geralmente empregados em espetáculos, onde gelo seco é espalhado sobre o palco e holofotes coloridos são direcionados sobre as partículas suspensas no ar. O foco do estudo deste trabalho será neste último efeito – comumente chamado de Iluminação Volumétrica – e contará com a implementação de um simulador interativo.

Palavras-chave: Computação Gráfica, Simulação, Meio Participativo, Iluminação Volumétrica, GPU.
DEDICATÓRIA

Dedico este

Relacionados