Sap hana

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2464 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SAP HANA e o futuro da plataforma de aplicação transacional
Henrique Pinto, consultor de soluções da SAP Brasil, apresentou no SAP Inside Track São Paulo 2011 o overview e também o roadmap detalhado do SAP Hana (High-Performance Analytic Appliance). A ideia principal do produto é possibilitar um acesso otimizado e com enorme capacidade de processamento diretamente no mainframe. Ou, peladefinição de Henrique, existe no conceito 3 quebras de paradigma: “Ele é ao mesmo tempo um appliance, um banco colunar e em memória. Nada disso é novidade, porém o diferencial é que o Hana é o primeiro appliance analítico no mundo que possui essas três características reunidas em um sistema único”, resume.
“Imagine uma máquina que possui 1 Tera de memória RAM com taxa de compressão de 4 x 1. Com esse 1Tera de RAM, pelo HANA, é possível tratar 4 Tera de dado cru no seu ERP. Dessa forma você sempre estará lendo e escrevendo em memória. Ou seja, você não precisa mais dar insert em um elemento da tabela e esperar aquele processamento fazer a escrita daquele insert no disco. O select no programa já não é mais no disco, mas uma variável em memória”, explica ele.
Mas para Henrique Pinto, o futuro doHANA para a SAP é extremamente promissor. “Hoje, ele é voltado para análise. Mas não vai parar aí: o futuro do produto é ser a base de dados transacional das aplicações SAP. Então pode ter certeza que daqui 3 a 5 anos o SAP ERP, CRM e SRM estarão todos rodando sobre HANA. E não é que ele vai ser uma possibilidade, vai ser o único banco de dados que a SAP vai homologar para rodar as suas aplicações”,afirma ele.
No bate-papo descontraído durante o encontro SAP Inside Track, em São Paulo, Henrique explicou detalhadamente como funciona cada característica do HANA, suas principais vantagens, e também o que deve surgir de novo nas próximas versões que entrarão no mercado. Assista ao vídeo com a íntegra da apresentação dele no evento e fique por dentro do SAP HANA:http://www.gonow.com.br/blog/2011/10/14/sap-hana-e-o-futuro-da-plataforma-de-aplicacao-transacional/
A nova solução para seus problemas: HANA (?)
Se você é profissional SAP e não vive em um aquário, você muito provavelmente escutou falar de HANA. HANA significa: High Performance Analytical Appliance (em tradução livre: uma aplicação analítica de alta performance). Mais informações oficiais podem ser encontradas no siteoficial, aqui.
O primeiro anúncio sobre HANA foi feito no SAPPHIRE 2010 (chegamos até a mencionar isso no artigo: In memory, em memória e o futuro do Business Intelligence - BI). E o anúncio foi feito pelo alto escalão da SAP, vale a pena dar uma olhada nos vídeos abaixo:
Mas de fato, o que é HANA? Em resumo, SAP HANA é o primeiro produto que utiliza uma série de técnicas e inovações tecnológicaspara suportar a tomada de decisões em tempo real. Entre os pontos que valem a pena destacar:
• In-Memory - não é exclusividade da SAP, essa tendência veio pra ficar. Com o barateamento da memória ficou evidente que em um futuro próximo, disco rígido será peça de museu. Isso pode ser visto em outros lugares. Laptops estão usando cada vez mais discos SSD (solid state disk), os iPhones também não usammais memória e vários provedores de BI também estão adotando esse modelo (para citar um, QlikView por exemplo).
• Armazenamento colunar - lembra que você aprendeu que cada registro é uma linha no banco de dados? No caso do HANA isso não é verdade. Cada registro é uma coluna. Por que? Grosso modo, quando um comando SQL de sumarização é executado no banco de dados, mesmo querendo o total de umacoluna, o banco tem que ler todas as linhas. Com o armazenamento colunar, é preciso ler apenas 1 linha. A linha que contêm toda a informação que deve ser sumarizada. Eu vou escrever outro artigo sobre armazenamento colunar no futuro e posto o link aqui.
• Real Real-time - consulta em tempo real de verdade. Quem conhece as práticas de mercado de DW e BI sabe que, em geral, as informações são...
tracking img