Sao joao

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1035 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Apresentação / Descrição

Na etimologia popular é frequente associar a origem da palavra forró à expressão da língua inglesa for all ("para todos"). Para essa versão, foi construída, no início do século XX, a ferrovia Great Western. Os engenheiros britânicos, instalados em Pernambuco, promoviam bailes abertos ao público, ou seja, for all. Assim, for all passaria a ser no vocabulário dopovo nordestino, forró (a pronúncia mais próxima). Outra versão da mesma história substitui os ingleses pelos estadunidenses e Pernambuco do início do século XX pela Natal do período da Segunda Guerra Mundial, quando uma base militar dos Estados Unidos foi instalada na cidade.


Verdade ou não, o certo é que o termo forró passou a caracterizar uma das maiores manifestações musicais doNordeste brasileiro. Um ritmo que aglutina diversos outros ritmos, como o baião, o coco, o rojão, a quadrilha, o xaxado e o xote.


As comemorações aos Festejos Juninos de São João são características tradicionais do povo nordestino e no município de Anadia, os festejos são marcados pela tradicionalidade da cidade em proporcionar à população grandes festejos, com a presença de bandas deexpressão no cenário forrozeiro, comidas e bebidas típicas da época.


O projeto visa à fomentação cultural na localidade/município, tendo em vista que o forró é o ritmo musical da cidade, do estado e da região. Sendo assim, os Festejos Juninos do Município de Anadia, em Alagoas, serão realizados no período de 23 a 30 de Junho de 2012, oferecendo a população, dois shows por dia de entradafranca com bandas de knowrow, a exemplo de Forró dos Plays, Baby Som, Desejo de Menina entre outras.




Justificativa
Os bailes populares eram conhecidos em Pernambuco por "forrobodó" ou "forrobodança" ou ainda "forrobodão" (nomes dos quais deriva "forró") já em fins do século XIX. O forró tornou-se um fenômeno pop em princípios da década de 1950. Em 1949, Luiz Gonzaga gravou "Forró deMané Vito", de sua autoria em parceria com Zé Dantas e em 1958, "Forró no escuro". No entanto, o forró popularizou-se em todo o Brasil com a intensa imigração dos nordestinos para outras regiões do país, especialmente, para as capitais: Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo.
Nos anos 1970, surgiram, nessas e noutras cidades brasileiras, "casas de forró". Artistas nordestinos que já faziamsucesso tornaram-se consagrados (Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Trio Nordestino, Genival Lacerda) e outros surgiram. Depois de um período de desinteresse na década de 1980, o forró ganhou novo fôlego da década de 1990 em diante, com o surgimento e sucesso de novos trios e artistas de forró.
Os Festejos Juninos se encaixam dentro deste contexto, justamente ao proporcionar a população da cidade umaforma de entretenimento e também as comemorações do aniversário de Luiz Gonzaga aliado aos Festejos tradicionais do período.

Devido aos Cem anos do aniversário de Luiz Gonzaga comemorado neste ano, este projeto foi pensado cuidadosamente e esta sendo proposto aos munícipes com o intuito de aglutinar a história do forró ao evento e assim entreter a todos com uma gama de bandas que seapresentarão durante o período.

O grande diferencial deste projeto proposto pela Nobre Produções encontra-se no fato de ser tradicional na cidade e região, onde levará todos os cidadãos ao encontro com suas origens, sendo os festejos juninos realizado para que toda a população nordestina se reúna para comemorar, dançar e se divertir ao som do forró. Além disto, o evento irá trazer grandes nomesde expressão no meio forrozeiro para abrilhantar e marcar as comemorações deste ano.




Objetivo

Geral:

- Realizar um festejo junino que venha contribuir para o desenvolvimento da cultura da cidade, realizando atividades que beneficiem a música nativista oportunizando aos munícipes, artistas e profissionais, para que elas contribuam com o desenvolvimento cultural em benefício...
tracking img