SANÇÃO NORMALIZADORA

2510 palavras 11 páginas
A SANÇÃO NORMALIZADORA
A sanção normalizadora era feita com muita precisão, era tudo muito organizado, cada oficial fazia o relatório de sua tropa, eram ouvidas as testemunhas e também os acusados e quando deliberados, o major proferia em voz alta o número de culpados e os delitos que cometeram, após, o major ordenava os castigos a serem aplicados aos condenados.
Havia no sistema suas próprias leis, os delitos eram específicos, existia muita disciplina e ordem.
“Ao entrar os companheiros deverão saudar-se reciprocamente; ...ao sair deverão guardar as mercadorias e ferramentas que utilizaram e em época de serão apagar a lâmpada; e expressamente proibido divertir os companheiros com gestos ou de outra maneira; [eles deverão] se comportar honesta e decentemente; [quem se ausentar por mais de cinco minutos sem avisar o Sr. Oppenheim será] anotado por meio-dia; [e para que fique certo que nada será esquecido nessa justiça criminal miúda, e proibido fazer] qualquer coisa que puder prejudicar o Sr. Oppenheim e seus companheiros.(12) Pg. 149”

Não era permitido nenhum tipo de indecência, desobediência, falta de higiene, atrasos, descumprimento de tarefas e etc. Sob pena de sofrer punições severas que vão de castigos físicos leves a privações e humilhações. Isso acontecia para mostrar ao individuo a função punitiva, levando contudo, a disciplina e a moral, para que sirva de aprendizado ao condenado sobre o mundo da punição para aqueles que cometeram atos ilícitos.
“2) Mas a disciplina traz consigo uma maneira especifica de punir, e que e apenas um modelo reduzido do tribunal. O que pertence a penalidade disciplinar e a inobservância, tudo o que esta inadequado a regra, tudo o que se afasta dela, os desvios. E passível de pena o campo indefinido do não-conforme: o soldado comete uma "falta" cada vez que não atinge o nível requerido; a "falta" do aluno e, assim como um delito menor, uma inaptidão a cumprir suas tarefas. O regulamento da infantaria prussiana impunha

Relacionados