Santos dumont

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1293 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O COMEÇO DE TUDO
Alberto Santos Dumont nasceu em 20 de julho de 1879, no sitio de cabangu, próximo a cidade que hoje leva seu nome. Sua familia logo se mudou para São paulo e iniciaram uma bem sucedida fazenda de café. Foi na fazenda, que Dumont se familiarizou-se com maquinas de processamento e locomotivas a vapor. Interessando-se assim pela área da mecânica.
INDO PRA PARIS
O jovem Albertoestou um breve periodo em campinas (sp), no colegio culto a ciencia. Em 1892, iniciou um periodo de formação em paris, com aulas particulares, seguio os conselhos de seu pai: "Em paris, com a ajuda de nossos primos, procure um especialista em fisica, quimica, mecanica, eletricidade, etc. estude essas materias e lembre-se o futuro do mundo está na mecanica. Não pense em ganhar a vida, pois lhedeixarei o suficiente para viver"
COMO TODO GÊNIO, LOGO SE DESTACOU
Alberto nunca se importou em ter uma formação profissional, ele não se importava com diplomas, era um esportista. Como relatado por amigos, Dumont era um aluno pouco aplicado, ou melhor, nada estudioso. Ele não se interessava por teorias, e sim pela prática, onde tinha um incrivel talento prático e mecanico, assim se revelando umgênio inventivo.
AEROSTAÇÃO E O PRIMEIRO EXEMPLAR PRÓPRIO
Em 1897, ápos uma vinda ao Brasil, dumont decidiu voltar à paris para estudar sobre os problemas da aerostão, foram os primeiros contatos de Alberto com a ciencia que estuda a os princípios básicos dos aeróstatos (balões e dirigíveis).
Já em 1898 com o que havia aprendido, Dumont, construio um exemplar próprio, o Brasil, era feito comprocessos inovadores e com materias até então desprezados, para se obter um menor peso. O Brasil era o menor balão de hidrogênio, com 113 m3de gás num invólucro de seda de apenas 6 m de diâmetro.
SSOLUÇÕES INOVADORAS
Soluções inovadoras. Também em 1898,construiu um novo balão, o Amérique, capaz detransportar alguns passageiros, bem como seuprimeiro dirigível, que, no entanto, não apresentava a rigideznecessária para voar.Esse aparelho, embora não tenha realizado um vôo bemsucedido – caiu duas vezes –,apresentou inovações revolucionárias. A mais importanteera o uso de um motor a combustão interna. Foi,de fato, o primeiro motor a gasolina da aeronáutica. No ano seguinte, apresentando-se comseu segundo dirigível – quase igual ao primeiro –,sofreu um novo acidente. Nesse mesmo ano, conseguiu voarcom sucesso em seu terceiro dirigível,que apresentava novas soluções para o vôo.
ACIDENTES E PREMIOS
Acidentes e prêmio. Em 1900, Santos Dumont estava disposto a tentar ganhar o prêmioDeutsch, oferecido ao aeronauta que conseguisse realizar um vôo em circuito fechado de11 km. O trajeto incluía sair de Saint Cloud, nosarredores de Paris, contornar aTorre Eiffel e voltar ao ponto departida. Tudoem menos de 30minutos. Fez experiências comseu dirigível 4, mas abandonou o aparelho. Após introduzir nele novas soluções, partiu para acompetição. Dessa vez, com seu número 5, dirigível um poucomaior. Em 8 de agosto de 1901, caiu sobre os telhados do HotelTrocadero, num grave acidente. Em 22 dias, no entanto, construiu um novo dirigível, o número 6, e, depois de realizar testes esofrer novosacidentes, conseguiu, em 19 de outubro de 1901,realizar o vôo em torno da Torre Eiffel, o que lhe garantiu o prê-mio Deutsch, apesar de alguns membros se manifestaremcontrário
UMA DAS FACETAS
Uma das facetas. Aqui, surge uma das outras facetas de Santos Dumont: a generosidade. Antes de realizar o vôo, anunciapublicamente não ter interesse no prêmio de 100 mil francos eque, se vier a ganhá-lo, doarámetade dele para seus mecânicose a outra metade será entregue à Prefeitura de Paris, para serdistribuída entre os operários desempregados da cidade.
GRAVES DEFICIENCIAS
Graves deficiências. EmParis, Santos Dumont seguia asdiscussões e via que o rumo daaeronáutica apontava para oaeroplano. Ele, que havia demonstrado a possibilidade dese dirigir um balão, sabia que o dirigível não poderia...
tracking img