Santo amaro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2303 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Fichamento do livro: “História dos Bairros de São Paulo – Santo Amaro”


A primeira edição deste livro data de 1969, e não consta referência curricular ou introdução da autora.
A autora Maria Helena Petrillo Berardi (1939 – 2011), é natural do distrito Santo Amaro, zona sul de São Paulo. Formada historiadora pela PUC, trabalhou em várias escolas de São Paulo, deu aulas em cursos deturismo, fazia  palestras e era sempre procurada para entrevistas sobre Santo Amaro. Inovou como educadora, inserindo a arte-educação na sua metologia de ensino, usando de todas as linguagens artísticas e disciplinas em suas aulas.  Recebeu Menção Honrosa do I Concurso Municipal de Histórias dos Bairros de São Paulo, promovido pelo Departamento de Cultura, da então Secretaria de Educação e Cultura daPrefeitura Municipal, integrando a série de monografias premiadas - “ História dos Bairros de São Paulo - Santo Amaro”. Em continuidade ao seu primeiro livro , tendo as duas edições esgotadas, reescreveu e atualizou “A História de Santo Amaro”, contada em seu segundo livro “Santo Amaro Memória e História, da botina amarela ao chapéu de couro” – Editora Scortecci – 2005.
Segundo dados do livro, abibliografia utilizada é vasta, e utiliza-se de obras publicadas entre os anos 1833 até 1968.
O livro começa explicando a origem do nome “Santo Amaro”, que conta a história de Amaro, nascido no ano 513 d.C. e sobre seu companheiro monge Fausto, que compartilhavam de uma amizade de muito tempo. No seu leito de morte, Santo Amaro, mandou construir uma pequena cela perto da Igreja de São Martinho. Faleceuno dia 15 de Janeiro de 585. Ficou também conhecido como São Mauro, e a festa celebrada no dia da sua morte, refere-se ao fato de ser o padroeiro dos carregadores, carroceiros e fabricantes de velas. É evocado nos casos de rouquidão, gripe, reumatismo e dores de cabeça.
Há mais de uma localidade com o nome de Santo Amaro, como em Açores.
“É a região da cidade onde houve a maior concentração deimigrantes alemães a partir de  HYPERLINK "http://pt.wikipedia.org/wiki/1827" \o "1827" 1827. Em  HYPERLINK "http://pt.wikipedia.org/wiki/1832" \o "1832" 1832, foi elevado a município, se desmembrando de  HYPERLINK "http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%A3o_Paulo_(cidade)" \o "São Paulo (cidade)" São Paulo, e permaneceu assim até  HYPERLINK "http://pt.wikipedia.org/wiki/1935" \o "1935" 1935, quandovoltou a ser incorporado novamente por  HYPERLINK "http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%A3o_Paulo_(cidade)" \o "São Paulo (cidade)" São Paulo. A partir de  HYPERLINK "http://pt.wikipedia.org/wiki/1940" \o "1940" 1940, soma-se a parcela de europeus ligados a atividade industrial o constante fluxo migratório de nordestinos, que intensificaram o comércio do bairro. Atualmente é o mais importante centro daregião sul da cidade, sendo considerado, para esta e também para vários municípios vizinhos, mais importante que o centro da cidade de São Paulo. É, em boa parte composto por loteamentos de alto padrão, embora ainda haja certas regiões onde predomina o comércio popular, como o  HYPERLINK "http://pt.wikipedia.org/wiki/Largo_13_de_Maio" \o "Largo 13 de Maio" Largo 13 de Maio. Possui atualmente, 4universidades e 8 faculdades, 21 escolas de ensino fundamental municipais, 50 escolas estaduais e 65 escolas particulares. As de ensino médio somam 32 escolas estaduais e 43 particulares. A estrutura de cultural e de lazer conta ainda com 5 bibliotecas, 4 casas de cultura e o  HYPERLINK "http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Teatro_Paulo_Eir%C3%B3&action=edit&redlink=1" \o "Teatro Paulo Eiró(página não existe)" Teatro Paulo Eiró, em homenagem ao poeta local de maior projeção.” (Retirado do site: pt.wikipedia.org/wiki/Santo_Amaro_(distrito_de_S%C3%A3o_Paulo)
O livro apresenta a origem da povoação de Santo Amaro, no entanto, por ser um material antigo, apresenta informações ultapassadas, e teve de ser somada com dados encontrados online. Como os do tópico acima.
Nasceu em Santo...
tracking img