Saneamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 29 (7162 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
APRESENTAÇÃO



O presente trabalho consiste na elaboração de um Plano de Saneamento Ambiental para o Bairro da Calçada, localizado na cidade de Salvador, Bahia. Serão apresentados os pontos críticos que o bairro possui, relacionados ao saneamento, e serão propostas intervenções, visando melhorar a qualidade de vida dos moradores e frequentadores da região e adjacências.

Além disto, serãoaplicados questionários no bairro, para fazer um levantamento de dados relacionados com o saneamento local, como água, resíduos, drenagem, doenças entre outros, para assim, fazermos um levantamento sobre o conhecimento dos moradores referentes a assuntos relacionados ao saneamento do bairro.














































INFORMAÇÕESGERAIS DA ÁREA DE ESTUDO

A área a ser analisada é um bairro da cidade de Salvador – BA que está localizado entre a Cidade Baixa, próxima à feira de São Joaquim e do terminal marítimo, e o Subúrbio ferroviário. Bairro antigo da cidade, Calçada é ponto de ligação entre Água de Meninos, Comércio e a Península de Itapagipe.

[pic] Figura 1 - Localização do bairro da Calçada
Fonte:http://ptmapas/Ficheiro:Bairros_de_Salvador.png

Atualmente, o bairro encontra-se em más condições de infraestrutura, disposição de resíduo, drenagem, transporte público, moradia, como também de segurança, contribuindo para aumentar a degradação da região.
A maioria dos habitantes do bairro acredita que a desatenção dos governantes tem sido decisiva para o estado de degradação em que a Calçada se apresentaatualmente


OBJETIVO



1. OBJETIVO GERAL

O presente trabalho tem por objetivo geral propor um plano de Saneamento Ambiental, visando identificar os problemas relacionados ao saneamento no bairro da Calçada, bem como propor intervenções para solucioná-los, visando a qualidade de vida da população e a sustentabilidade no local.



2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS


•Investigar a área de estudo: georreferrenciamento

• Realizar diagnóstico (físico, biótico, social, econômico) - com enfâse em saneamento.

• Identificar os problemas referentes à falta de saneamento.

• Identificar os pontos críticos de acordo com a analise dos aspectos e impactos ambientais.

• Identificar no bairro da calçada quais aspectos carece de intervenção com foco emmelhoria do saneamento; considerando a ocupação desordenada e ordenada.

• Elaborar proposta de intervenção: água, esgoto, resíduos sólidos, drenagem, controle de vetores e outras que sejam relevantes para a situação identificada.





1. METODOLOGIA


Para caracterizarmos o bairro, bem como identificarmos os pontos críticos, foram realizadas visitas a campo com o intuito de observar eregistrar os aspectos relevantes, assim como aplicar questionários na comunidade (ver anexo na pág. X).
Foram aplicados 20 questionários de forma aleatória, em 3 regiões do bairro diferentes que serão definidas, posteriormente. A quantidade de questionários por região foi realizada de forma equivalente, sendo que os mesmos foram respondidos por residentes do bairro com idade superior a 18 anos.Foi necessário recorrer a revisão bibliográfica para identificar alguns pontos indispensáveis no presente trabalho, como por exemplo, classificar o solo e caracterizar o relevo da região, assim como, identificar as melhores tecnologias disponíveis para propormos como intervenção.
Visando alcançar os objetivos específicos, foi realizado neste projeto atividades como: interpretação de fotosgeorreferenciadas do bairro, levantamento e sistematização de dados do meio físico, econômico, social, e ambiental do bairro, com ênfase em saneamento, visita no bairro, para aplicação de questionários com a população, para identificação de problemas e áreas que precisam de intervenções referente á falta de saneamento, e elaboração de gráficos para demonstrar o conhecimento dos moradores de Calçada,...
tracking img