Saneamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (491 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de maio de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
A “I”responsabilidade no Saneamento
 
 
Hoje, infelizmente, cerca de 25% da população mundial sofre com a falta crônica de água, este precioso líquido composto de hidrogênio e oxigênio. E o queé pior: este percentual só tende a crescer.
O Brasil é o país que dispõe das maiores reservas de água potável do mundo, mas muitas regiões ainda passam por enormes dificuldades de abastecimento. Ésabido que o desmatamento desenfreado, a falta de saneamento básico, o enorme consumo hídrico de criadouros animais, lavouras e indústrias, contribuem para agravar o problema. Além disso, a falta deeducação ambiental tende a tornar este quadro cada vez mais preocupante. O mais lamentável, no entanto, é que para enfrentar problemas tão complexos como este as autoridades brasileiras continuem,na maioria dos casos, despreparadas e omissas.
Questões eminentemente técnicas devem ser discutidas e resolvidas por profissionais habilitados. É fundamental que os políticos, quando guindados acargos que fujam à natureza de sua formação profissional, apóiem-se sempre no corpo técnico das empresas, evitando-se com isso desgaste desnecessário com decisões precipitadas e errôneas.
Nesseaspecto, a nação vive um momento crucial: sem embasamento técnico, contratos de concessão municipal estão sendo rompidos, com fundamento apenas em interesses políticos regionais, comprometendo ofuncionamento do sistema estadual como um todo, um prejuízo gritante para a maioria dos municípios brasileiros. Nosso país está passando por um momento nebuloso sem uma definição de uma política nacional dosaneamento.
A água é um bem precioso demais para ser usada como moeda política, principalmente nas vésperas de campanhas eleitorais. A sociedade brasileira precisa ser alertada e chamada a participardesta discussão, não de forma truculenta e improdutiva como foi feita nos últimos anos.
O Planalto, leia-se o Ministério das Cidades, ainda não conseguiu finalizar um projeto de lei para tentar...
tracking img