Saneamento ete

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3199 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO

Todos humanos geram resíduos após reações que são eliminadas em forma de esgoto sanitário.

Temos como necessidades básicas a utilização da água,com objetivo de obter energia como qualquer outro organismo, essa energia é retirada de recursos naturais existentes que há muitos anos atrás estavam em equilíbrio e que hoje vivemos no desequilíbrio desses recursos naturais.Desta forma iniciamos uma nova etapa para o retardamento deste desequilíbrio, sendo que hoje temos um pouco mais de 7 bilhões de vida racional. Sendo assim, é nossa responsabilidade cuidar deter resíduos para não causar um impacto maior no ambiente e amenizar esse ambiente que nos fornece toda a base de nossa vida.

2 OBJETIVO

O estudo a seguir trata da análise de cada etapa para o processo eseguimentos necessários para o tratamento de esgoto. Assim mostrando tal importância e conhecimento básico sobre o esgoto e como funciona esse “cuidado” que devemos ter com nossos resíduos.

3 LITERATURA

3.1 Considerações sobre o tratamento de esgoto

O que é esgoto?

Esgoto é o termo usado pra caracterizar os despejos provenientes dos diversos usos das águas, tais comodoméstico, comercial, industrial e agricula. Os esgotos domésticos são uma parcela muito significativa dos esgotos sanitários, provêm principalmente,de residências,edificações públicas e comerciais.

Apesar de variarem em função dos costumes e condições socioeconômicos das populações, os esgotos domésticos têm características bem definidas. Resultado do uso feito pelo homem em função dos seus hábitos higiênicos ede suas necessidades fisiológicas. Os esgotos domésticos se compõem basicamente de: água de banho, urina, fezes, restos de comida, sabão, detergentes e águas de lavagem.

Definição

O despejo gerado pelo esgoto doméstico é em função dos hábitos higiênicos e necessidades fisiológica sendo uma série de elementos composto basicamente de água como banho, urina, fezes, restos de comida, sabões,detergentes e água de lavagem.

Composição Quantitativa.

A quantidade de esgoto sanitário produzido diariamente pode variar bastante não só de uma comunidade para outra, como também dentro de uma mesma comunidade devido a vários fatores, que vão desde o custo da água e condições de aparelhos sanitários até o clima. Estima-se hoje que a produção média de esgoto por pessoa em um dia seja de 130a 170 litros.

Composição Qualitativa

A qualidade do esgoto varia em função da composição da água de abastecimento e seus diversos usos. Não ocorrendo uma alta demanda de esgoto industrial, o esgoto sanitário é constituído de aproximadamente de 99,9% de água e 0,1% de material sólido.

Toda essa água nada mais é do que um veículo para substâncias orgânicas, inorgânicas e microorganismoseliminados pelo homem
diariamente. Já os sólidos são responsáveis pela deterioração da qualidade do corpo de água receptor, essas qualidades são medidas através de análises físicoquímicas e microbiológicas.Esse esgoto contém inúmeros organismos vivos, tais como bactérias, vírus, vermes e protozoários que na sua maioria são depositados junto com os dejetos humanos.

Alguns sendo muito importanteno tratamento de águas residuárias, pois degradam a matéria orgânica composta (complexa) em compostos orgânicos mais simples e estáveis; outros são denominados organismos patogênicos, ou seja, que transmitem doenças.

Porque tratar o esgoto?

O tratamento do esgoto sanitário, antes do seu lançamento em qualquer corpo hídrico, tem como objetivo prevenir e reduzir a propagaçãode doenças transmissíveis causadas por microorganismos patogênicos, conservar as fontes de abastecimento de água para seu uso doméstico, industrial e agrícola, manter as características da água necessária á piscicultura, realizar a manutenção das águas para banho e outros processos recreativos e preservar a fauna e flora aquáticas.

E para atingir esses objetivos o SAAE de Bandeirantes...
tracking img