Saneamento do meio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1448 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1º Questionário - Saneamento do meio
(1) Conceitue saneamento do meio:
R=É uma das formas de contribuir para a manutenção equilíbrio da natureza e, portanto, pra a própria sobrevivência do ser humano e de todos os recursos e elementos indispensáveis á vida humana

(2) Segundo a lei Nº 11.445, de 5 de janeiro de 2007 no seu artª 3º considera-se saneamento básico um conjunto de serviços,infra-estrutura e instalações operacionais de:
R= a- abastecimento de água potável;
b- esgotamento sanitário ;
c- limpeza urbana e manejo de resíduos sólido ;
d- drenagem e manejo das águas pluviais urbanas ;

(3) Defina saneamento ambiental e salubridade ambiental e meio ambiente:
R=Saneamento ambiental- é o conjunto de ações socioeconômicas que tem como objetivoalcançar salubridade ambiental, por meio de abastecimento de água potável coleta e disposição sanitária de resíduos sólidos, líquidas e gasosas, promoção da disciplina sanitária de uso do solo. Drenagem urbana, controle de doenças transmissíveis e demais serviços e obras especializadas, com a finalidade de proteger e melhorar as condições de vida urbana e rural.

Meio ambiente- ‘’Meio ambiente é oconjunto de condições, leis, influencias e interações de ordem física, química, e biológica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas.

Salubridade ambiental- É o estado de higidez em que vive a população urbana e rural, tanto em que se refere a sua capacidade de evitar prevenir ou impedir a ocorrência de epidemias ou endemias veiculadas pelo meio ambiente, como o tocante aoseu potencial de promover o aperfeiçoamento de condições mesológicas favoráveis ao pleno gozo de saúde e bem-estar.

(4) O que educação ambiental e porque é importante?
R=É o processo de aprendizado, a comunicação de questões relacionadas á interação do homem com seu ambiente natural . É o instrumento de formação de uma ciência pelo conhecimento e reflexão sobre a realidade ambiental.
Ocomponente educação ambiental é fundamental nos projetos de saneamento, pois permite a população o conhecimento dos benefícios trazidos por este, além conscientizá-lo sobe a importância da mudança de comportamento visando á preservação do meio e qualidade de vida.

(5) Defina estudo de impacto ambiental:
R=É um procedimento administrativo e de monitoramentos dos danos ambientais, que apresenta duasgrandes orientações: deve oferecer alternativas e deve apontar as razões de contabilidade da solução a ser adotada.



2º Questionário- Tratamento de água

(1) Explique a distribuição de água na natureza:
R=
Água Salgada(97%)
Total Não aproveitada (2,7%)
Doce (3%)
Aproveitável (0,3%) Subterrânea (0,29%)
Superficial (0,01%)

(2) Descreva ciclo hidrológico:
R=A água presente em nossoambiente encontra-se em constante movimento, num processo pelo qual ela circula nos oceanos, na atmosfera e em terra. Essa circulação, ocasionada pelos fenômenos da precipitação. Escoamento superficial, infiltração, evaporação e transpiração, constituem o ciclo hidrológico.

(3) A qualidade da água pode ser afetada por quais ações?
R= a- Escoamento superficial das chuvas;
* carretamentode solos utilizados na agricultura;
* Carretamento de fertilizantes e pesticidas;

b- Lançamento de despejos;
* esgoto doméstico;
* efluentes industriais;
* Resíduos sólidos urbanos e rurais

(4) As doenças associadas a água podem ser separadas em duas categorias, quais são?
R= a- causados por agentes biológicos e,
b- causados por agentes...
tracking img