Sandra lopes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (434 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TEORIA TRAUMÁTICA 

A primeira teoria elaborada por Freud para explicar os sintomas histéricos foi a Teoria Traumática. 
O afeto causado por acontecimentos traumáticos seriam bloqueados por umadefesa, a repressão. Ele fica bloqueado por uma defesa até que se consiga reaver este afeto, vencer a defesa e ter uma catarse. O trauma é causado sempre por um agente externo, um adulto por exemplo. Para Breuer, os acontecimentos traumáticos poderiam ser de qualquer natureza. Já para Freud, era apenas de natureza sexual. Naquela época, os valores morais eram extremamente rígidos. Os desejos,principalmente os de natureza sexual, eram reprovados amedrontamente e, por este motivo, aspectos de natureza sexual eram, para Freud, a causa da histeria. 
Freud e Breuer discordavam em relação ànatureza do trauma. Quando Freud começou a pensar que os traumas eram também oriundos da infância, ou seja, quando Freud começo a falar de uma sexualidade infantil, Breuer rompeu com Freud por não concordarcom tal idéia. 
No entanto, Freud começou a observar que existiam histéricas que não foram seduzidas por outras pessoas e, por este fato, abandonou a Teoria traumática, adotando a Teoria da Libidopara explicar os fenômenos psicológicos. 

TEORIA DA LIBIDO 
Quando Freud observou que o trauma que causa a histeria nem sempre era externo, passou a elaborar a Teoria da Libido, onde o desejo estáno indivíduo e este desejo em si pode sofrer um efeito traumático, independente de um acontecimento externo. Se o desejo é dirigido a uma “pessoa proibida”, a pessoa irá censurar e condenar seupróprio desejo. O indivíduo se sente responsável por seu desejo e não o suporta. 
O desejo então seria oriundo de uma energia, que Freud denominou de Energia libidinal, Essa energia é erótica, ou seja,quando descarregada causa prazer. Já se essa energia for reprimida causará ansiedade. 
O indivíduo possui uma energia libidinal que está presente desde sua existência e será responsável por seus...
tracking img