sandel_x 1

3163 palavras 13 páginas
SANDEL, Michael J., Justiça – O que é fazer a coisa certa, Tradução de Heloísa Matias e Maria Alice Máximo, Rio de Janeiro, Ed. Civilização Brasileira, 2011, 350p., ISBN: 978-85-200-1030-3.

Michael J. Sandel (1953) é professor de filosofia da Universidade de Harvard. Ele tornou-se muito conhecido por seu famoso curso sobre a justiça em Harvard (http://www.justiceharvard.org/) e por sua obra filosófica que, inscrevendo-se na corrente do pensamento comunitarista, apesar dele não se sentir totalmente à vontade com esta classificação, apresenta importantes críticas ao liberalismo. Entre seus importantes trabalhos destaco os textos Liberalism and the Limits of Justice (1982), Liberalism and Its Critics (1984) e Democracy’s Discontent: America in Search of a Public Philosophy (1996).

Fruto das lições do curso sobre a justiça, Sandel lançou em 2011 o livro Justice, what’s the right thing to do?, traduzido agora no Brasil com o título Justiça, o que é fazer a coisa certa? O livro é muito provocativo. O autor estuda um tema tradicional da reflexão ética e política, a justiça, com uma abordagem que utiliza um tipo de método socrático onde a pergunta provocativa e a abundância de exemplos, muito bem escolhidos, convocam o leitor a pensar e a perguntar constantemente por aquilo que costumeiramente entende por justiça, justo e injusto. Para se ter uma pequena ideia da variedade dos exemplos, o autor percorre questões como: Quais são as nossas obrigações uns para com os outros na construção de uma sociedade democrática? É possível legislar sobre moral? O mercado livre é justo? Podemos taxar os ricos para com isso ajudar os pobres? O que fazer quando parece ser errado dizer a verdade? Existe conflito entre o bem comum e os direitos individuais? Em alguns casos é justificável matar outra pessoa? A tortura é justificável em alguma circunstância? O suicídio assistido é ético? Pode-se admitir um canibalismo consensual? Existe o mérito moral? As preferências raciais violam os

Relacionados