Sampa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (337 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Questão 1: Objetivo: Buscar o contexto de produção da música Sampa.

Pesquise na internet sobre os termos acima grifados.
Sampa refere-se à cidade de São Paulo. O texto relaciona lugares de SãoPaulo, bem como poetas, músicos e movimentos culturais que agitavam essa cidade na época em que foi escrito. Lendo o texto, veja se consegue identificar três dessas referências.

Questão 2:Identificar o locutor.
Traçar o perfil psicológico do locutor, ou seja, a voz que fala no texto. Enumere elementos dos seu aspecto psicológico, as crenças, posturas em relação à cidade de São Paulo.

Questão3: Identificar passagens do texto.
É um clichê difundido a afirmação de que São Paulo, ao contrário do Rio, nunca produziu samba. Indique a passagem do texto em que se faz alusão a isso.

Questão4: Inferir a partir de informações dadas no texto.
Todas as coisas têm um avesso e um direito. O poeta considera a realidade o avesso do sonho (“E quem vem de outro sonho feliz de cidade/
Aprendedepressa a chamar-te de realidade”). Pode-se dizer que o poeta julga que em São Paulo não há lugar para o sonho, a poesia?

Questão 5 Inferir a partir de informações dadas no texto.
O quilombo dePalmares, um dos maiores redutos escravos foragidos do Brasil colonial, estava organizado como um verdadeiro Estado, sob a chefia de Ganga-Zumba. Quando começaram as lutas para destruir o quilombo, osnegros, liderados por Zumbi, resistiram aguerridamente. Que significa a passagem “mais possível novo quilombo de Zumbi”?

Questão 7: Inferir a partir de informações dadas no texto.

O sentido globalconstruído pelo poema autoriza concluir que:

( ) São Paulo não inspira amor à primeira vista, mas aos poucos começa-se a perceber seus encantos e termina-se por gostar dela.
( ) São Paulo éuma cidade feia, que inspira aversão.
( ) São Paulo é uma cidade que inspira amor à primeira vista.
( ) São Paulo deixa as pessoas indiferentes, não inspira amor nem aversão.
( ) São Paulo...
tracking img