Samoa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (325 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ATUALIDADES - SAMOA
O país não terá o 30 de Dezembro, de modo a aproximar o relógio do fuso em vigor na Austrália.

Samoa é um pequeno país da Oceania, situado entre a NovaZelândia e o Estado norte-americano do Havaí, que acaba de tomar uma decisão radical: o país não terá o dia 30 de Dezembro, saltando diretamente da noite do dia 29  para a manhã do dia 31.
Adecisão foi tomada pelo Governo como uma forma de incrementar as trocas comerciais com a Austrália, Nova Zelândia e a generalidade das nações asiáticas.
A estratégia, no mínimoestranha, passa por fazer uma correção no fuso horário do país. De acordo com a cadeia de televisão CNN, Samoa está a apenas 32 quilómetros da Linha Internacional da Data, uma longitudeimaginária usada para marcar a mudança de data, sempre que é cruzada por um navio ou um avião.
O traçado desta linha foi definido por razões geopolíticas e económicas e ficouestabelecido há quase um século. Naquela altura, Samoa decidiu ficar a leste da linha, como os Estados Unidos, de modo a facilitar o relacionamento e as trocas comerciais com osnorte-americanos.
No entanto, atualmente, a realidade é outra e a maioria dos negócios é feita com a Austrália, que está do lado ocidental da linha. Este facto faz com que os dois países, emboramuito próximos geograficamente, estejam separados, temporalmente, por quase um dia inteiro. Ou seja, Samoa está a efetuar a maior fatia do seu comércio internacional com um país adiantado21 horas.
Com a mudança de amanhã, Samoa e Austrália ficarão mais próximos no fuso horário (a diferença será de apenas três horas), o que deve eliminar os transtornos para astransações comerciais.
Na prática, a primeira mudança para Samoa será no réveillon. O país deixará de ser um dos últimos a celebrar a chegada do novo ano, para ser um dos primeiros....
tracking img