Samba

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1041 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SAMBA


O Samba é um "software servidor" para Linux (e outros sistemas baseados em Unix) que permite o gerenciamento e compartilhamento de recursos em redes formadas por computadores com o Windows. Assim, é possível usar o Linux como servidor de arquivos, servidor de impressão, entre outros, como se a rede utilizasse servidores Windows (NT, 2000, XP, Server 2003). Sendo assim SAMBA é umservidor e conjunto de ferramentas que permite que máquinas Linux e Windows se comuniquem entre si, compartilhando serviços (arquivos, diretório, impressão) através do protocolo SMB (Server Message Block)/CIFS (Common Internet File System), equivalentes a implementação NetBEUI no Windows. O SAMBA é uma das soluções em ambiente UNIX capaz de interligar rede heterogênea. Na lógica da rede Windows oNetBEUI é o protocolo e o NETBIOS define a forma com que os dados são transportados. Não é correto dizer que o NetBIOS é o protocolo, como muitos fazem.
Com o SAMBA, é possível construir domínios completos, fazer controle de acesso a nível de usuário, compartilhamento, montar um servidor WINS, servidor de domínio, impressão, etc. Na maioria dos casos o controle de acesso e exibição de diretórios nosamba é mais minucioso e personalizável que no próprio Windows.

O que o servidor samba faz:

Com o servidor Samba, é possível compartilhar arquivos, compartilhar impressoras e controlar o acesso a determinados recursos de rede com igual ou maior eficiência que servidores baseados em sistemas operacionais da Microsoft. Mas, neste caso, o sistema operacionalutilizado é o Linux.
O Samba é compatível com praticamente qualquer versão do Windows, como NT 4.0, 9x, Me, 2000, XP e Server 2003, além de máquinas com o Linux, é claro.
Todo trabalho feito pelo Samba é provido de grande segurança, uma vez que há grande rigor nos controles dos recursos oferecidos. Tanto é que existem empresas que usam o Samba como solução para conflitos existentes entre diferentesversões do Windows.
Como não poderia deixar de ser, o Samba também permite que sua configuração seja feita por meio de computadores remotos. Para os casos mais críticos, o administrador da rede pode até ser notificado de anormalidades por e-mail (para isso é necessário usar um script específico que busca informações nos arquivos de log e cria um arquivo que pode ser enviado via e-mail).Instalando o Samba

O Samba é um software livre que está disponível sob a licença GNU(GNU's not Unix). Muitas distribuições Linux já o incluem, mas caso queira instalá-lo, é possível baixá-lo de seu site oficial - www.samba.org. Neste, é possível notar que há pacotes específicos para as distribuições mais famosas, como Fedora, Mandriva, SuSE, Debian, entre outros. Isso significa que a instalaçãodepende do tipo de pacote utilizado (tar.gz, RPM, deb, entre outros).

O arquivo smb.conf

Um fato que agrada muitos usuários do Samba é que sua configuração é feita em um único arquivo: o smb.conf. Esse arquivo geralmente fica localizado no diretório de instalação do Samba.
O arquivo smb.conf é estruturado da seguinte maneira: os parâmetros de configuração são agrupados em seções. Cada seção éidentificada por um nome entre colchetes, por exemplo, [global].

Swat

O Samba pode ser configurado através de interfaces gráficas. Muitos administradores de rede consideram esse meio mais eficiente do que editar o arquivo smb.conf através de um editor de textos. O Swat é o meio mais usado para isso. Trata-se de uma ferramenta que permite a configuração do Samba através de navegadores deinternet, facilitando, inclusive, o acesso remoto ao arquivo de configuração.

Funcionalidades:

• Serviços de Compartilhamento de Arquivos e Impressoras;
• Autenticação e Autorização;
• Resolução de Nomes;
• Anúncio de Listas (Browsing).

Estas funções são executadas por dois programas: smbd e nmbd. O primeiro é responsável pela autenticação/autorização e o carro-chefe do...
tracking img