Samba de coco

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1615 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo
As danças folclóricas em geral são vistas pela maioria as pessoas como manifestações atrasadas que desencadeam-se apenas no interior, sem nenhuma possibilidade de evolução. Estas servem para classificar o modo de cada indivíduo dando prioridade as suas raízes e por isso são chamadas de socializadoras, por fazer parte da cultura populares e são estes movimentos folclóricos quecontribuem para a preservação da história de um município, estado ou país, mesmo sendo elas anônimas ou tradicionais estão sempre presentes na sociedade globalizada. Essa grande diversidade cultural é reflexo ainda do Brasil-Colônia que foi conduzido como sabemos pelos colonizadores e é tendo em vista essa realidade que não podemos considerar a cultura brasileira homogênea.
O que fica compreendidosobre a cultura do Brasil, é que seu processo cultural se deu através da chamada “aculturação” e foi o encontro dessas etnias o responsável pela mistura dos diversos povos e costumes, que são preservados até os dias atuais pelo seu passado histórico. Essa variação é bem visível em nossas festas populares, as expressões culturais e religiosas vindas da Àfrica trazem processos educativos, quese revelam na música, na dança, no toque dos instrumentos e nos gestos, expressos na forma oral e prática.

Palavras-chaves: cultura, dança, tradiçao

1.Introdução
A História Oficial do Brasil destinou ao negro e ao índio um espaço que começa e termina na escravidão e sobre a civilização expandindo esquecimento e o exotismo que o senso comum reproduz em suas narrativas, que ainda situam asculturas africanas e indígenas como primitivas. Entretanto, a compreensão clara da história do Brasil, nesses mais de 500 anos, não é possível se não reconhecermos de forma mais profunda a presença negra e índigena na constituição. O modo de viver, pensar e trabalhar do povo brasileiro estão impregnados nestes povos, desde a língua, passando pela gestualidade, pela religiosidade e dança, émuito difícil não identificar a mão e a alma “negra-índigena’’ naquilo que denominamos cultura brasileira.
Mas é na dança que estes vestígios se mostram com mais evidências, é através desta que eles contam toda a sua história, da origem até os dias atuais. No Brasil a diversidade de danças é enorme, variando de região para região e um dos ritmos mais marcantes que virou patrimônio nacional foi osamba, uma dança da “Guiné portuguesa” a que os índigena assim denominaram(samba),existem vários tipos mas no âmbito folclórico o mais conhecido é sem dúvida o samba de coco,uma dança brasileira nascida no sertão de Pernanbuco, que possue características tanto africana quanto índigena, era dançado para comemorar o final de um trabalho árduo entre os trabalhadores rurais. Era uma questão de honrapara aqueles que estavam empenhados em determinada tarefa, comemorar a vitória de mais um dia de trabalho, com seus amigos e familiares, regada de comida e muita bebida, também era dancado pelos escravos que fugiam das senzalas e se reuniam em quilombos, enquanto ocupavam-se na quebra de coco e nos períodos juninos, e em datas representantes para a comunidade.

2. Relação entre folclore e dançaPara compreendermos a relação entre a dança e o folclore no processo de construção e formação do indivíduo em sociedade, faz - se necessário ainda, que de maneira superficial, realizar uma abordagem sobre o conceito de folclore e sua importância histórica.
Segundo Giffoni (1951), a palavra folklore (folclore) foi publicada pela primeira vez no dia vinte e dois de agosto de 1846, sendoderivada da fusão da palavra folk, que nos dialetos anglo-saxônicos quer dizer povo, e lore, no sentido do saber, isto é, o saber do povo. É por este caminho que buscamos compreender as manifestações da Cultura Popular em especial as danças, este fenômeno é entendido dentro de um tempo circular que traz à tona e faz vigorar um passado que insiste em se fazer presente no mundo comteporâneo, abrindo e...
tracking img