Samba como forma de educar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3661 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA
TURISMO E HOTELARIA
ALUNA: FERNANDA VIANNA




SAMBA COMO FORMA DE EDUCAR
1 INTRODUÇÃO

O presente roteiro trabalha a questão do samba no cenário atual, samba é uma dança animada com um ritmo forte e característico, originário da África e que foi levado para Bahia pelos escravos enviados para trabalhar nas plantações deaçúcar.
A dança gradualmente perdeu sua natureza ritualista e eventualmente gerou outros estilos musicais como o pagode, uma curiosidade que acerca essa historia é que pagode era o local onde se reuniam os grandes sambistas e o que antes era um espaço hoje virou ritmo musical. O fato é que o samba vem gradativamente perdendo espaço no cenário atual, mesmo com o surgimento de novos artistas adeptosdeste estilo musical.
Por isso a necessidade de criar um roteiro totalmente alternativo e que pudesse fugir dos tradicionais já existentes e ao mesmo tempo fosse solidário, responsável e que incorporasse o sentido real do turismo de base comunitária e que fosse bom nos dois sentidos tanto para quem planeja para quem executa e para quem participa também e por que não atrelar tudo isso aidéia de resgatar a memória do samba?
Essa é a idéia principal do roteiro Samba Eu, Samba Bahia contar a historia do samba, essa memória que não pode deixar de ser esquecida e que é tão representativa da Bahia.
A proposta é uma parceria entre nós a equipe e a comunidade do Rio Vermelho afim de resgatar a cultura do samba , através de palestras , exposições , feiras artesanais que nãovisa somente um retorno financeiro bastante lucrativo e sim benefícios sociais também .
O presente roteiro foi dividido em duas partes, a primeira que foi a pesquisa de gabinete trazendo todo embasamento teórico , no contexto social , político acerca do assunto e a segunda parte que foi a pesquisa de campo com visitas ao bairro do Rio Vermelho em especial a Biblioteca Juracy Magalhães nossoprincipal parceiro neste projeto .
O trabalho vem estruturado da seguinte forma: primeiro traz o conceito sócio – político acerca do samba, onde vem embutido a origem do samba , o cenário do samba atual , traz o histórico das principais figuras do samba , em um segundo momento traz uma conceituação sobre o turismo de base comunitária , passa pelo histórico do bairro em que trabalharemos onosso roteiro que por sinal é o mais boêmio da cidade , que é o Rio Vermelho e por fim caracterizamos o nosso roteiro justificando o por quê de ser solidário , responsável , sustentável e alternativo .
Todo o trabalho foi desenvolvido por Fernanda Vianna, Mª Auxiliadora Moreira, Ana Lúcia Marques e Emanuela Santiago .


2 CONTEXTO HISTÓRICO E POLÍTICO – SOCIAL


O sambaé um gênero musical, de onde deriva um tipo de dança, de raízes africanas surgido no Brasil e tidas como ritmo nacional por excelência. O estilo como já foi dito anteriormente é de origem africana criado no Brasil especialmente na Bahia. Os baianos com justo orgulho chamam para si a paternidade do samba que data dos fins do Primeiro Império, pois até ai só existiam o jongo, o batuque e ocaturerê.
Considerado umas das principais manifestações culturais populares brasileiras, o samba se transformou em símbolo de identidade nacional, dentre as suas principais características originais, está uma forma onde a dança é acompanhada por pequenas frases melódicas e refrões de criação anônima, alicerces do samba de roda nascido no Recôncavo Baiano.
O samba já foi cogitação dosliteratos, dos poetas, dos escritores teatrais e até mesmo de alguns imortais da Academia de Letras. Da Bahia o samba foi para o Sergipe e na segunda metade do século XIX, para o Rio de Janeiro pelos negros que migraram da Bahia e se instalaram na então capital do Império. O samba de roda baiano que em 2005 se tornou um Patrimônio da Humanidade da Unesco foi uma das bases para o samba carioca....
tracking img