samara massochin

2793 palavras 12 páginas
RESUMO
O experimento realizado consistia no estudo da Lei de Hooke, através da associação de molas em um suporte com escala graduada, em que foi previamente determinado a posição inicial a partir da extremidade livre da mola. Massas distintas eram suspendidas sobre o sistema, que primeiramente contou com apenas uma mola, e posteriormente com molas associadas em paralelo e em série.
Tomando como referência a posição inicial definida anteriormente, determinava-se o deslocamento. A força atuante foi a força peso, e a partir dos dados coletados pode-se calcular através do método dos mínimos quadrados o valor da constante de elasticidade (k), que mede a rigidez da mola, isto é, quanto maior o valor de k, maior será a força restauradora, que pode ser entendida como a força exercida pela mola para voltar ao seu estado normal, sem deformação ou distensão.
Ao analisar a hipótese do experimento ser realizado na Lua, onde a gravidade é aproximadamente um sexto da gravidade da Terra, foi verificado a relação em que este fator possui no valor da constante k, sendo esta influenciada, visto que a força de elongação considerada foi a força peso.

ÍNDICE:
Resumo ------------------------------------------------------------------------------------------- 1
Nomenclatura ----------------------------------------------------------------------------------- 5 1. Objetivos ------------------------------------------------------------------------------------ 6
2. Fundamentação teórica ---------------------------------------------------------------- 8
3. Materiais e métodos --------------------------------------------------------------------- 10 3.1 Materiais utilizados -------------------------------------------------------------------- 10 3.2 Métodos ---------------------------------------------------------------------------------- 11
4. Resultados e discussões -------------------------------------------------------------- 12
5. Conclusão

Relacionados

  • 021
    12490 palavras | 50 páginas