Samara artes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2247 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O QUE É ARTE ?

A palavra arte é uma derivação da palavra latina “ars” ou “artis”, correspondente ao verbete grego “tékne”. O filósofo Aristóteles se referia a palavra arte como “póiesis”, cujo significado era semelhante a tékne. A arte no sentido amplo significa o meio de fazer ou produzir alguma coisa, sabendo que os termos tékne e póiesis se traduzem em criação, fabricação ou produção de algo.É um conjunto de procedimentos utilizados para realizar obras, e no qual aplicamos nossos conhecimentos. Apresenta-se sob variadas formas como: a plástica, a música, a escultura, o cinema, o teatro, a dança, a arquitetura etc. Pode ser vista ou percebida pelo homem de três maneiras: visualizadas, ouvidas ou mistas (audiovisuais). Hoje, alguns tipos de arte permitem que o apreciador participe daobra. O artista precisa da arte e da técnica para comunicar-se.

COMPOSIÇÃO PICTÓRICA

“Desenho é uma forma de manifestação da arte, o artista transfere para o papel imagens e criações da sua imaginação”.
É basicamente uma composição bidimensional (algo que tem duas dimensões) constituída por linhas, pontos e forma.
É diferente da pintura e da gravura em relação à técnica e o objetivo para oqual é criado. O desenho é utilizado nos mais diversos segmentos profissionais, tornando a arte diversificada em diferentes contextos.
Existe o desenho de projetos, onde é trabalhada toda estrutura e detalhe de uma construção, há também o desenho de composição pictórica, quando o artista expressa no papel situações que estão ocorrendo em tempo real, esse tipo de desenho é bastante utilizado emtribunais durante julgamentos, em que a presença de câmeras fotográficas ou algo do gênero não é permitida, os desenhistas tentam retratar de forma mais real possível todos os momentos e detalhes do julgamento, para que quando outras pessoas olharem o desenho tenham a sensação de que estavam presentes na cena.


PONTO

Definições
O ponto é o elemento básico da geometria, através do qual se originamtodas as outras formas geométricas.
Ponto é o lugar onde duas linhas se cruzam.
Ponto é um sinal sem dimensões, deixado na superfície.
Ponto é a unidade de comunicação visual mais simples e irredutivelmente mínima (DONDIS, 1997).
Considera-se como ponto qualquer elemento que funcione como forte centro de atração visual dentro de um esquema estrutural seja numa composição ou num objeto (FORTES 2001).Formas De Representação Do Ponto
O ponto pode ser representado graficamente de duas maneiras: pela interseção de duas linhas ou por um simples toque na superfície com um instrumento apropriado. É identificado através de uma letra maiúscula do nosso alfabeto.


Utilização Do Ponto Nas Artes Visuais
Qualquer ponto tem grande poder de atração visual, quando juntos eles são capazes de dirigir o olhardo espectador. Essa capacidade de conduzir o olhar é intensificada pela maior proximidade dos pontos, ou seja, quanto mais próximos uns dos outros estiverem os pontos, mais rápido será o movimento visual.




Nas artes visuais um único ponto não é capaz de construir uma imagem. Porém com um conjunto de pontos podemos obter imagens visuais casuais ou organizadas.



Em grande número e justapostosos pontos criam a ilusão de tom ou de cor. Observe:


Muitos pintores utilizaram o ponto como técnica para dar maior forma a seus trabalhos, criando um movimento que ficou conhecido como pontilhismo , onde as cores puras eram aplicadas diretamente na tela em forma de ponto.





LINHA

Definições
Linha é a trajetória definida pelo movimento de um ponto no espaço;
Linha é um conjunto de pontos quese sucedem uns aos outros, numa sequencia infinita;
Linha é o elemento visual que mostra direcionamentos, delimita e insinua formas, cria texturas, carrega em si a ideia de movimento.



Classificação
Alguns autores classificam as linhas simplesmente como físicas, geométricas e geométricas gráficas.

Físicas – são aquelas que podem ser enxergadas pelo homem no meio ambiente. Ex.: fios de lã,...
tracking img