Samambaias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (464 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Samambaias

Os fetos, fetas, samambaias são plantas vasculares que não produzem sementes - reproduzem-se por esporos, que dão origem a um indivíduo geralmente insignificante e de vidacurta (o protalo), que por sua vez produz gâmetas para dar origem a uma nova planta. As plantas totalmente desenvolvidas são formadas por um caule, normalmente umrizoma. As folhas, chamadas frondes nestegrupo, são muitas vezes compostas ou recompostas, ou ainda em forma de língua e possuem, na sua face inferior (ou abaxial), pequenos órgãos chamados soros, que contêm os esporos. Os fetos,fetas, samambaias são plantas vasculares que não produzem sementes - reproduzem-se por esporos, que dão origem a um indivíduo geralmente insignificante e de vida curta (o protalo), que por sua vezproduz gâmetas para dar origem a uma nova planta. As plantas totalmente desenvolvidas são formadas por um caule, normalmente umrizoma. As folhas, chamadas frondes neste grupo, são muitas vezes compostas ou recompostas,ou ainda em forma de língua e possuem, na sua face inferior (ou abaxial), pequenos órgãos chamados soros, que contêm os esporos.

Etimologia

“Feto" e "feta" originam-se dotermo latino filictu. "Samambaia" origina-se do termo tupi ham ã'bae, que significa "o que se torce em espiral"
Descrição

Esta definição geral inclui não só as conhecidas samambaias de grandes folhasverdes, mas também vários outros grupos de plantas que tradicionalmente estão (ou estiveram) na divisão Plantae/Pteridophyta, mas que, atualmente, distribuem-se em várias divisões.
Este artigorefere-se às "verdadeiras" samambaias, incluídas no grupo dos Fetos (ou fetas) leptoesporangiados (por partilharem oleptosporângio, ver abaixo). Este é o grupo mais diversificado de plantas verdes depoisdas espermatófitas, com mais de 12 000espécies presentes no mundo, principalmente em climas tropicais.
O esporófito das samambaias - a planta adulto|adulta que normalmente vemos - é formada...
tracking img