Salvador colonial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (831 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
SALVADOR COLONIAL
Fundada em 1549, Salvador foi à primeira cidade bem sucedida do Brasil. Por estar abrigada numa área que protegia sua costa do mar aberto.

Características das cidades
Comcaracterísticas diferentes das que marcaram as cidades da América espanhola - que eram planejadas como um tabuleiro de xadrez, com ruas e quarteirões retos e uniformes, as cidades brasileiras foramresultado da dinâmica do dia-a-dia, ou seja, de um crescimento desordenado.
Por isso, elas apresentavam certo naturalismo, obedecendo mais ao rigor do relevo local que a planos geométricos. Embora a cidadecolonial apresentasse uma certa desordem, em todas elas havia a presença do poder religioso - igrejas e conventos -, e do poder metropolitano – expresso pela Câmara, pelas fortificações e pelo porto.Na cidade não havia indústria nem imprensa. A cidade colonial tinha uma vocação econômica notadamente mercantil. Nela, tudo se vendia e tudo se comprava. Era o espaço do grande comércio de exportaçãode mercadorias da Colônia e de importação de escravos.
A estrutura urbana era rudimentar. Somente algumas ruas eram calçadas e
iluminadas com lampiões a óleo de baleia.
- Ausência de passeio,
-Não haviam ruas e sim caminhos, que eram definidos pelas próprias edificações;
- A vegetação era escassa e não haviam áreas verdes (praças, parques, etc.);
- Haviam os espaços em frente as igrejas queconfiguravam as praças secas.
As ruas eram definidas pelos edifícios, que não apresentavam recuo, assim delimitavam o espaço publico. As ruas principais eram mais largas e as demais eram estreitas,pois serviam para fazer acesso entre as residências e não tinham tanta representatividade. Pelo fato de não haver alto moveis, as ruas não possuíam calçadas, afinal eram destinada aos pedestres, commarcante diferença na cidade baixa da alta, onde os edifícios de maior representatividade localizavam-se na cidade alta e os comerciais na cidade baixa.

Cidade Alta x Cidade Baixa
A parte mais...
tracking img