Salto alto e suas influencias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5090 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O SALTO ALTO E SUAS INFLUÊNCIAS NAS PATOLOGIAS DOS PÉS.
O pé é a principal estrutura do corpo humano que interage com toda a cadeia cinética inferior, e que apresenta uma das maiores extensões de variações estruturais de todas as partes do corpo. Funciona como um complacente mecanismo de recepção e distribuição do peso do corpo, tendo uma função de adaptação às irregularidades do solo, além defuncionar como uma alavanca rígida que dá impulso durante a marcha.

Para se adaptar às irregularidades do solo, suportar o peso do corpo e a força de reação do solo, o pé é constituído por três arcos plantares que funcionam como amortecedores e que distribuem as cargas recebidas pelos pés em três regiões: calcâneo (recebe 60% de carga), mediopé (recebe 8% carga) e antepé, principalmente cabeçado quinto e primeiro metatarso (recebem 32% da carga).
Qualquer sapato é estranho ao pé, que foi "projetado" para andar descalço. O calçado ideal ainda não existe.
Os calçados servem como suporte para os pés e, portanto, deveriam ser utilizados para aprimorar as funções e não como um fator agravante na transmissão de informações das pressões sobre os pontos adequados de apoio ou durantemovimentos necessários ao caminhar. Os calçados, muitas vezes, podem alterar o alinhamento ideal do pé, pode trazer problemas no corpo e quando já apresenta alguma patologia pode agravá-la ainda mais.
Em nossa sociedade, temos observado que os calçados contam com uma oferta cada vez maior de modelos, cores, estilos e tipos de salto. Um dos agravantes da atual moda do salto alto é a sua presença cada vezmais certa no dia-a-dia de adolescentes e crianças ainda em fase de desenvolvimento, ou seja, em condições físicas frágeis.

HISTÓRIA
A origem dos sapatos e sandálias de salto alto se perde em séculos de história. Os primeiros modelos de saltos altos foram encontrados em uma tumba do Antigo Egito e datam do ano 1000 aC. Esses saltos, provavelmente, caracterizavam a alta posição social de quemos utilizava.
O gosto por saltos altos predominou também na Grécia Antiga. Ésquilo, o primeiro grande autor trágico da história grega, fazia os atores de suas peças usarem sapatos plataformas de diferentes alturas para, assim, indicar a posição social de cada personagem. A mesma idéia existiu no Oriente. Por exemplo, no Japão o imperador Hirohito foi coroado, em 1926, calçando sapatos complataforma de 30 cm de altura.
Mas a história também revela que saltos altos estão associados à sexualidade. As cortesãs japonesas usavam tamancos com alturas entre 15 e 30 cm. Já as concubinas chinesas e as odaliscas turcas eram obrigadas a usar sandálias altas provavelmente para impedir que fugissem dos haréns. Na Antiga Roma, as prostitutas eram identificadas pelos saltos que usavam.
Na ÉpocaModerna, a moda européia dos saltos altos teve início com os “chopines” italianos, sandálias com plataformas de altura variando entre 15 e 42 cm. Algumas chegavam a alcançar 75 cm e as mulheres que os calçavam tinham que se apoiar em bengalas ou bastões para conseguir equilíbrio ao andar. Em 1430 os chopines foram proibidos em Veneza, mas como se sabe, nada pode impedir uma tendência da moda.

Ahistória atribui a invenção dos saltos altos a Catarina de Médici, no século XVI. Devido a sua baixa estatura, ela os utilizou quando se casou com Henrique II, da França. Ao chegar a Paris ela trazia em sua bagagem uma série de sapatos com saltos produzidos por um artesão italiano para deixá-la mais alta. E, assim, acabou por introduzir a moda dos saltos altos na história da aristocracia européia.
Noséculo XIX, os saltos altos foram introduzidos nos Estados Unidos importados diretamente dos bordéis de Paris. O sucesso dos saltos altos na capital francesa era enorme, pois a maioria dos clientes preferia contratar os serviços de prostitutas que usavam saltos.
No século XVII, o parlamento inglês punia como feiticeiras todas as mulheres que usassem sapatos de salto alto para seduzir ou atrair...
tracking img