Salmo 121

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1317 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Ênfase na parte B do verso 1...
A pergunta é: “DE ONDE ME VIRÁ O SOCORRO?

Introdução
Não são as respostas, mas as perguntas que movem o mundo, diz uma vinheta da TV Futura, incorporando uma reflexão da teoria do conhecimento e de uma perspectiva dialética. Com isso, o mote publicitário tenta dizer que o motor (o dínamo aristotélico) da resposta são as perguntas; ou seja, as perguntas,evidentemente, vem antes das respostas, pois são as perguntas que produzem as respostas.

É importante destacar que o perguntar humano não se manifesta aleatoriamente, ou que as indagações brotam não espontaneamente.

Então porque a pergunta: De onde Vem o meu Socorro?
Essa é a pergunta norteadora do salmo.

Nota Introdutória sobre o Salmo 121
O Salmo 121 faz parte de um grupo de Salmosdenominados Cânticos de Romagens. Existe uma divergência de opiniões a respeito de ser um diálogo entre o autor e sua alma, ou um peregrino e seu líder espiritual. Mas é plenamente cabível que este salmo reflita experiências reais dos peregrinos, os quais enfrentavam muitos perigos ao longo do caminho, enquanto faziam sua viagem a Jerusalém, para ali participar das suas atividades religiosas.: Pascoa,Pentecostes, e Tabernáculos.

As caminhadas duravam dias…distancias que podiam chegar a 200km.
Havia enfermidades, fome, sede e ataques de ladrões. Eles estavam definitivamente expostos. Vale lembrar que eles não formavam um exercito. Eram famílias. Daí então, diante da necessidade de efetuar sua jornada, poderia surgir no intimo do coração daqueles peregrinos a pergunta:

De onde virá ajuda,auxilio?
De onde poderá vir o socorro?
Quem ocultará meus filhos dos perigos de morte?
Onde encontraremos água?

De onde surge a certeza, a convicção de poder concluir a jornada?
A 10 anos eu saí aqui de Juazeiro para o Seminário e Faculdade…e “no dia que eu saí de casa minha mãe me disse filho: - vem cá; Passou a mão em meu cabelo…

Meus pais sabiam que eu estaria exposto a riscos. Sabiamque não poderiam me oferecer a mesma segurança oferecida aqui. Debaixo do mesmo teto.

Eu fui advertido a cerca dos desafios que viriam, e não foram poucos.

O primeiro deles não poderia deixar de citar, lhe dar com a vergonha…
Queridos, pensem num camarada que tinha vergonha de TUDO…
E ainda hoje Deus ainda trabalha essa área em minha vida…
Quando estou com minha esposa no transito porexemplo, precisando de uma informação agente briga no carro pra decidir quem vai pedi a bendita informação…Ela fica irritada porque eu já paro o carro para pedir informação a alguém que esta do lado dela…

a entrada na Faculdade…

Queridos eu vive todo ginásio, ensino médio, cursinho sendo chamado de pastorzinho. No meu primeiro dia de faculdade, eu, sentado na ultima cadeira , na quina daparede … a professor fez a chamada .eeee
Pastorzinho pego….

Se Deus estiver tentando me dizer algo a cerca disso…uma das perguntas que farei na eternidade é : “Precisava ser assim”…

Alguns desafios cômicos outros nem tanto… A alguns dias atrás eu só não fui processado por um irmão em Cristo por fruto de uma interferência pastoral…uma mal entendido que me levou a viver alguns dias de muitasúplicas e a mesma indagação do salmista;
DE ONDE ME VIRÄ O SOCORRO
Esse era o grito que ecoava no coração dos pais no instante em que eles imaginavam o tamanho da exposição a que seus filhos estariam submetidos.
Mas essas famílias de peregrinos que se arriscavam por uma conviccão. Uma resposta! Resposta pra que?

DE ONDE VEM O MEU SOCORRO.

Eles não caminhavam debaixo de incertezas, expostos aqualquer sorte, sem uma referencia de proteção, sem a certeza de um abrigo. Não importava quão longínqua fosse a jornada havia uma certeza:

Yahweh me concederá proteção e uma jornada segura! Vai ser assim com você vai ser assim com sua família.

Qual o fundamento desta certeza?

DE ONDE ME VIRÄ O SOCORRO?

Versiculo 2 – Do criador de tudo!!!
“poderia haver melhor ajudador do que Aquele...
tracking img