Salamanca

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1052 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
DECLARAÇÃO DE SALAMANCA


A Declaração de Salamanca é uma declaração de princípios, em prol da Educação para todos, que resultou da Conferência Mundial sobre as Necessidades Educativas Especiais (7 e 10 de Junho de 1994,Salamanca). Esta conferência foi promovida pelo Governo Espanhol, em colaboração com a UNESCO e contou com a presença de mais de 300 participantes de 92 governos e 25organizações internacionais. Fruto desta ação, motivada pela necessidade e urgência de garantir a educação para as crianças, jovens e adultos com necessidades educativas especiais, no quadro do sistema regular de educação,surgiu este documento, que representa um consenso mundial, um marco significativo, na história da educação especial. A D.S. (Declaração de Salamanca) apresenta um modelo de enquadramento daação, baseado nos parâmetros de uma educação inclusiva, no âmbito das Necessidades educativas Especiais. Representa um marco significativo e atual na história da educação.
A partir dessa conferência tem-se a disseminação dos conceitos de inclusão e de educação inclusiva, todos os tipos de pessoas que se encontravam excluídas da escola: do sexo feminino, pobres, negras, com deficiências ou altashabilidades, entre outros.
Portanto, a inclusão não se refere apenas ao aluno com deficiência, mas a todos que possuem algum tipo de dificuldade de aprender.
Em outra esfera, está à concepção de inclusão escolar que é incompatível com a
Integração todos os alunos, sem exceção, devem frequentar as salas de aula de ensino regular.
Sendo assim, uma escola inclusiva deve ser o modelo da escola dequalidade,
Promovendo o acesso, a permanência e o sucesso dos alunos, independentemente de suas necessidades e possibilidades de aprendizagem, uma vez que é a escola a responsável por formar o cidadão “e a ele deve ser dada a oportunidade de obter e manter um nível aceitável de aprendizagem” .

A participação da família

A aprendizagem sobre a importância da inclusão chega até os pais. "Elesaprovam a experiência diária dos filhos. Muitos contam que as crianças se tornam mais cooperativas". A mudança de atitude é fruto de muita conversa e da parceria com as famílias. No início das aulas, os pais participam de uma reunião em que a equipe pedagógica explica os procedimentos da inclusão e qual o papel da garotada nessa área.



[pic]

É a Educação Especial com novo olhar paravida!!!

A Convenção de Guatemala (28/05/99)

Promulgada no Brasil pelo Decreto 3.956/01, afirma que as pessoas com deficiência têm os mesmos direitos humanos e liberdades fundamentais que as demais pessoas, definindo como discriminação com base na deficiência, toda diferenciação ou exclusão que possa impedir ou anular o exercício dos direitos humanos e de suas liberdades fundamentais.

Osresultados do Censo Escolar da Educação Básica de 2008 apontam um crescimento significativo nas matrículas da educação especial nas classes comuns do ensino regular.
Esse crescimento é reflexo da política implementada pelo Ministério da Educação, que inclui programas de implantação de salas de recursos multifuncionais, de adequação de prédios escolares para a acessibilidade, de formação continuada deprofessores da educação especial e do Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC) na escola, além do programa Educação Inclusiva: Direito à Diversidade. O propósito do programa é estimular a formação de gestores e educadores para a criação de sistemas educacionais inclusivos.
[pic]


Em 2008, foi lançada a política nacional de educação especial na perspectiva da educaçãoinclusiva e aprovada, por meio de emenda constitucional, a convenção da ONU sobre os direitos das pessoas com deficiência. De acordo com a convenção, devem ser assegurados sistemas educacionais inclusivos em todos os níveis. O Decreto nº 6.571, de 17 de setembro de 2008, dispõe sobre o atendimento educacional especializado.

Várias leis e documentos internacionais estabeleceram os Direitos das...
tracking img