Sala de espera

Páginas: 2 (372 palavras) Publicado: 15 de maio de 2012
Sala de Espera como Espaço de Informação
Os usuários ao buscarem os serviços públicos de saúde deparam-se com uma espera significativa, permanecendo horas no aguardo do atendimento. O tempo deespera em uma instituição de saúde gera sentimentos diferentes para cada usuário, como ansiedade, medo e angústia frente ao diagnóstico, prognóstico e tratamento.

O objetivo deste trabalho realizadono Ambulatório do Hospital de Clínicas de Londrina é atuar neste espaço contraditório e transformar o tempo de espera em tempo informativo, a fim de estimular a busca de direitos e a formação deopinião crítica dos usuários. Este espaço nas salas de espera é um espaço de fala, de troca de informações acerca das dificuldades e superações relacionadas à doença, ao tratamento, à relaçãoinstitucional, o compartilhar de vivências e a promoção de discussões, visando o levantamento de estratégias que possam contribuir com a melhoria da qualidade e maior humanização no atendimento de saúde.

Aatribuição normativa, ético e política da formação do assistente social fundamenta o ato de disseminar informações sobre direitos sociais e orientar a população na identificação de recursos paraatendimento e defesa dos seus direitos. Esse princípio está materializado no projeto de ação em sala de espera que repasse informações presentes na ação educativa através da técnica de abordagem grupal“aberta”, buscando ativar as percepções dos usuários ao conjunto de conhecimentos que estão diretamente ligados ao cotidiano vivido pelos mesmos.

O assistente social utiliza-se da informação parafavorecer aos usuários do sistema de saúde o conhecimento critico dos direitos existentes na saúde pública, possibilitando uma ponte com o debate contemporâneo da discussão do SUS e da Seguridade Social;ou seja, desenvolver uma prática social com produção de efeitos e repercussão entre os usuários, profissionais e instituição, que se traduzem em atitude de tratamento digno, maior participação no...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sala de espera
  • Sala de espera
  • Sala de espera
  • Epilepsia e grupos de sala de espera
  • Abordagem Educativa Sala De Espera
  • A IMPORTANCIA DA SALA DE ESPERA NO CTI
  • Grupos de sala de espera
  • Trabalho de humanização

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!