sajdhfgosbciod

3381 palavras 14 páginas
Gráficos Estatísticos Representação Gráfica
Os gráficos constituem um poderoso instrumento de análise e interpretação de um conjunto de dados. Eles aparecem nos mais variados veículos de comunicação. Pesquisas de opinião pública, pesquisas eleitorais, economia, agricultura, saúde são apenas alguns exemplos de assuntos em que as representações gráficas assumem um papel fundamental para explicar o comportamento do objeto de estudo. Os mais importantes recursos fornecidos pelos gráficos são a facilidade e a rapidez na absorção e interpretação dos resultados, por parte do leitor. Gráfico de Linha Os gráficos de linhas são bastante utilizados na identificação de tendências de aumento ou diminuição dos valores numéricos de uma dada informação. Assim, vamos encontrar com frequência esse tipo de representação em análises tais como lucros de empresas, incidência de moléstias, índices de crescimento populacional ou de mortalidade infantil, índices de custo de vida, etc. Seu traço é feito no plano cartesiano.

Exemplo: Na cidade de São Joaquim (SC), foi anotada a temperatura registrada às 8 horas, durante sete dias consecutivos, conforme a seguinte tabela:

TEMPERATURA NA CIDADE
DE SÃO JOAQUIM – SC
Dia
Temperatura (ºC)

1

–2

–3

4

5

6

7

Com base na tabela, façamos a representação gráfica da variação de temperatura.

Solução:

Gráfico de Colunas ou de Barras É a representação de uma série por meio de retângulos, dispostos verticalmente (em colunas) ou horizontalmente (em barras). Quando em colunas, os retângulos têm a mesma base e as alturas são proporcionais aos respectivos dados. Quando em barras, os retângulos têm a mesma altura e os comprimentos são proporcionais aos respectivos dados. Assim estamos assegurando a proporcionalidade entre as áreas dos retângulos e os dados estatísticos.

Exemplo:
a) Gráfico em colunas

PRODUÇÃO BRASILEIRA DE
CARVÃO MINERAL BRUTO
1989-92
Anos
Quant. Produzida

Relacionados